New Super Mario Bros. U Deluxe

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 4 min

Mario está de volta num novo jogo para a Nintendo Switch. Bom, na realidade não é um jogo novo, mas sim um remake revisto e aumentado de Super Mario Bros. U que saiu há seis anos para a malfadada Nintendo Wii U.

Este jogo vai buscar inspiração à versão original de Mario dos anos 80, com movimento na horizontal e até recupera elementos da banda sonora original, com aquela sonoridade característica das plataformas de 8 bit.

Disse anteriormente que se trata de uma versão revista e aumentada, o que quis dizer com isto é que este título inclui também o New Super Luigi U, a maior expansão que saiu para o jogo original da Wii U e também algumas outras alterações e melhoramentos, sendo a mais relevante a inclusão de Toadette.

Mario em alta definição

Este é o primeiro jogo em verdadeira alta-definição de Mario e, apesar de ser um jogo puramente 2D, os gráficos estão muito bem conseguidos e, como é hábito na Nintendo, mais propriamente nos jogos de Mario, está cheio de cores vivas e pormenores deliciosos.

New Super Mario Bros. U Deluxe tem vários novos personagens como Toadette, uma “cogumela” (se é que isso existe) e Nabbit, um coelho que é praticamente invulnerável aos inimigos. As novas personagens vêm acompanhadas de novos poderes, como o fato que transforma Mario num esquilo (que lhe permite planar um pouco para conseguir chegar a certas áreas ou apanhar objectos) e uma coroa que transforma Toadette em Peachette, a sua versão humana.

O que se pode dizer sobre a experiência é que se trata de um jogo de Mario “à antiga”. Os movimentos são da esquerda para a direita, ou para cima, e há puzzles, obstáculos e zonas secretas que o vão fazer voltar a este jogo muito depois de o ter acabado, só para ver se consegue concluir os mapas a 100%.

Uma das coisas que, no meu caso, necessitou de alguma habituação foi à sensação de espaço que se tem. O espaço entre o chão e o topo do ecrã parece enorme, principalmente se jogar os outros títulos de scroll lateral de Mario. De resto é uma experiência muito agradável.

Se quiser apimentar um pouco as coisas, há o modo New Super Luigi U onde os níveis são os mesmos, mas muito mais complicados de ultrapassar e com menos tempo para chegar ao fim. Este modo está desbloqueado logo de início, por isso pode começar logo pelo mais difícil.

Ponto final

Este New Super Mario Bros. U Deluxe é um jogo muito divertido, descomprometido e que pode ser jogado um nível de cada vez quando quer relaxar. Os gráficos são muito bons e acção é frenética. Recomendo!

+ Novas personagens
+ É o Super Mario!

Gráficos: 9
Som: 10
Jogabilidade: 9
Longevidade: 9
Nota final: 9

Editora: Nintendo
Distribuidora: Nintendo
Site: nintendo.pt
Plataforma: Nintendo Switch
Preço: €59,99

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version