MultimediaNotíciasSoftware

Contar histórias em vídeos 360º é agora mais fácil

INESC TECINESC TEC

A Google, no âmbito do fundo de inovação Digital News Initiative, financiou em 2017 um projecto do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) para “estimular a inovação no jornalismo digital”.

Passados menos de dois anos, o INESC TEC desenvolveu o Augmented Video 360 – uma ferramenta de edição e visualização de vídeos 360º com anotações dinâmicas para melhorar narrativas.

O editor de vídeos 360º permite aos criadores ou editores de conteúdos não só carregar os vídeos, mas também completar as narrativas jornalísticas com chamadas de atenção que considerem relevantes para o espectador.

Estas anotações inseridas no vídeo podem ser dinâmicas, com pontos de interesse para a narrativa, legendas orientadas em 3D ou outro tipo de efeitos visuais.

O visualizador Augmented Video 360 pode ser experimentado online. O editor, que está actualmente em fase beta, pode ser experimentado contactando os investigadores responsáveis por esta tecnologia através do mesmo website.

“Os profissionais de informação vão passar a ter mais controlo e, ao mesmo tempo, mais liberdade para editar e adicionar informação relevante aos vídeos 360º”, explicou Rui Rodrigues, investigador do Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica do INESC TEC e docente da FEUP.

Via INESC TEC.

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×