Tecnologia portuguesa para transformar o futuro da fisioterapia

Conheça o teraupeuta digital da SWORD Health.

Quem já teve de fazer fisioterapia sabe como é difícil ter tempo para fazer os exercícios nas clínicas e como isso pode atrasar a recuperação. A SWORD Health quer resolver esta situação com recurso a um terapeuta digital que acompanha o paciente com ajuda remota de profissionais de saúde.

A startup criada por Virgílio Bento tem como objectivo «melhorar o acesso a cuidados de saúde de qualidade e disponibilizá-los a preços acessíveis». De acordo com o engenheiro português, «no contexto actual da fisioterapia convencional, os pacientes têm normalmente duas horas por semana, uma baixa intensidade que atrasa e muitas vezes impede uma total recuperação». Assim, o empreendedor considera que «só através do recurso à tecnologia é que é possível democratizar o acesso dos pacientes a uma terapia de qualidade e de alta intensidade e ao mesmo tempo reduzir substancialmente os custos operacionais».

Foi por este motivo que a startup criou o SWORD Phoenix, um terapeuta digital desenhado para dar aos pacientes «acesso a fisioterapia intensiva e de qualidade no conforto dos seus lares, sempre monitorizada por equipas clínicas».

O assistente usa inteligência artificial e sensores de movimento, fornecendo feedback em tempo real durante o tratamento de forma a dar indicações aos terapeutas sobre a recuperação dos pacientes.

Presença internacional é já uma realidade

De acordo com o fundador da SWORD Health, a tecnologia da empresa «já está actualmente a ser utilizada por profissionais de saúde dos Estados Unidos até à Austrália». O responsável acrescenta que o SWORD Phoenix já tratou «mais de mil pacientes com patologias de joelhos, ancas, ombros e cervicalgias» e que a startup está a trabalhar «directamente com serviços nacionais de saúde, seguradoras e prestadores privados de reabilitação e não com terapeutas». Exemplos disso são as parcerias com o SNS em Portugal ou com a Genesis, o maior grupo de reabilitação dos EUA.

Virgílio Bento referiu ainda que a startup está em processo de crescimento: «A SWORD Health está em fase de expansão no mercado e é este o maior objetivo para este ano. Depois de recentemente termos captado um investimento seed no montante de 4,6 milhões de dólares (cerca de 3,9 milhões de euros) vamos agora focar-nos na expansão para o mercado global, no desenvolvimento de novas terapias digitais e em mais estudos clínicos».

Categorias
Start-up

Fã de tecnologia, gosta especialmente de tudo o que esteja relacionado com automóveis e mobile. Além disso é apaixonada pelo Star Wars.
Assinaturas
Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link