5 extensões de acessibilidade obrigatórias para o Chrome

O Chrome é o browser mais usado do mundo, mas na sua “forma” básica peca por ter poucas opções de acessibilidade. Felizmente, há uma série de extensões que podemos instalar para colmatar estas falhas.
Google Chrome

1
Vamos partir do princípio que já tem o Chrome instalado no computador (há versões para Windows e macOS) e de que tem a versão mais recente. Para confirmar isto, clique nos três pontinhos que estão no canto superior direito da janela do browser e entre em ‘Ajuda’ e depois escolha ‘Acerca do Google Chrome’. Na página que abre, logo em cima, vai poder actualizar o browser, se ainda não estiver. Para concluir o processo de update, clique em ‘Reiniciar’.

2
Para instalar a nossa selecção de extensões pode usar os links que lhe vamos dar ao longo deste guia. Quando os usar no Chrome, a extensão respectiva aparece de imediato e vai ter apenas de clicar em ‘Instalar’ (ou ‘Add to Chrome’) e depois em ‘Adicionar extensão’ – isto faz com que o ícone da mesma apareça na barra de ferramentas do Chrome. Para remover extensões de que já não precise, clique com o botão do lado direito do rato em cima do ícone e depois em ‘Remover do Chrome’. Em alternativa, aceda ao site chrome://extensions para ver todas as extensões que tem instaladas: aqui pode retirá-las do browser ou apenas desactivar as que dispensa.

3
Por defeito, o Chrome tem um conjunto de atalhos de teclado, mas há um problema: não os podemos personalizar ao nosso gosto. Para isso, vamos ter de recorrer à nossa primeira extensão essencial de acessibilidade, a Keyboard Control for Chrome (goo.gl/Bxnnsm). Depois de ter instalado a extensão, o ícone da mesma é adicionado à barra de menus e aparece de imediato uma página com todas as opções disponíveis. Na parte ‘Key Mapping’ vamos ver uma lista de atalhos e o que fazem. Para personalizar estas opções, clique no menu dropdown ao lado da indicação de cada tecla e seleccione uma acção da lista. Para usar os atalhos desta extensão, use a combinação de teclas ‘Shift + Esc’ para activar a Keyboard Control e depois use o atalho desejado.

4
A maioria dos sites usa texto a negro sobre fundo branco, o que é uma boa opção para ler durante o dia. Mas, à noite, o ideal é exactamente o contrário, para que os nossos olhos não sejam “bombardeados” com excesso de brilho. Para resolver isto, a nossa segunda sugestão é a Dark Reader (goo.gl/P2QQE2), cujo ícone faz lembrar a máscara de Darth Vader, o vilão de Star Wars. Clique para que apareça uma pequena janela com várias opções: a primeira é logo para ligar/desligar a extensão (já estará, por defeito). Isto vai fazer com que as cores se invertam num site que tenha fundo branco e texto a negro. Pode ainda regular o brilho e o contraste, por exemplo.

5
O Chrome permite fazer zoom in e zoom out numa página com os atalhos ‘Ctrl+’ e ‘Crtl-’. Mas se quiser fazer isto de uma forma mais subtil, pode instalar a extensão ‘Zoom for Google Chrome’ (goo.gl/v1mvx). Ao clicar no ícone da barra de ferramentas do browser (um ‘Z’), é mostrado um slider que possibilita fazer zoom de forma mais suave. Para reverter o zoom aos valores por defeito, clique em ‘Reset’.

6
Já é fácil fazer procurar por uma determinada palavra numa página Web aberta no Chrome, seleccioná-la, clicar com o botão do lado direito do rato e fazer uma pesquisa no Google. Mas também é possível encontrar definições para a mesma palavra com a extensão ‘Google Dictionary’ (goo.gl/NkR8qH). Agora, basta que faça um duplo clique sobre a palavra que quer – de seguida, surge uma pequena caixa amarela com a definição onde pode ainda ouvir a pronúncia da palavra e procurar mais sobre a mesma clicando em ‘More’. Se fizer isto em palavras portuguesas vai apenas ver a sua tradução para inglês.

7
Se tem uma Smart TV ou um Chromecast é fácil fazer streaming de uma página do browser para a televisão. Antigamente, era preciso ter uma extensão para isto, mas hoje, o Chrome já tem esta função incorporada. Primeiro, a Smart TV ou o Chromecast precisam de estar na mesma rede do computador onde tem o Chrome. Depois, para fazer o streaming, basta clicar no menu das opções (os três pontinhos) e depois na opção ‘Transmitir’. Surge uma pequena janela, em cima, e a meio do browser, onde estão todos os dispositivos compatíveis para onde pode “enviar” a janela do Chrome – clique no que quiser para iniciar a transmissão.

Categorias
DicasGuia completo

Jornalista de tecnologias desde 2005, tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil. Gosta de carros rápidos e de hotéis caros. Não tem um helicóptero porque decidiu gastar o prémio do último Euromilhões no desenvolvimento de um smartphone de marca própria.
Sem comentários

Deixe um comentário

*

*

Assinaturas
Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link