Hardware e streaming ao vivo: como escolher o sistema certo para si

Por: PCGuia Lab
Tempo de leitura: 4 min
Fonte: Pexels.com

O streaming ao vivo está a posicionar-se como um dos meios de entretenimento preferidos actualmente e, dependendo do contexto que você quer se inserir, seja como criador de conteúdo, como espectador em casa ou pelo smartphone, o equipamento necessário para ter a melhor experiência possível muda em cada um dos casos.

Streaming ao vivo para criadores
O streaming de vídeo ao vivo explodiu em popularidade no mundo dos gamers, principalmente graças à plataforma Twitch, onde o streaming do vídeo vai directamente do computador para a internet. Isso está se tornando cada vez mais importante, com videojogos que são jogados por mais de 100 milhões de pessoas, e facturam mais de 2 milhões de euros por dia, como no caso de Fortnite.

Para ter uma experiência bem-sucedida neste contexto, é aconselhável ter pelo menos um processador Intel i7 de 4,5 GHz (ou o seu equivalente AMD), uma placa gráfica NVIDIA GTX 1080, um SSD de 1 TB e 16 GB de RAM. O Windows 10 é o sistema operacional mais usado, mas também é possível fazer streaming ao vivo usando um computador Mac.

Fonte: Pexels.com

Além disso, será necessário um sistema de refrigeração dedicado para um computador deste tipo, bem como uma câmara de vídeo, para interagir visualmente com os espectadores.

Hardware para espectadores
A transmissão de conteúdo requer um investimento maior em hardware, mas para aqueles que gostam de assistir às transmissões ou jogar online, essas especificações tendem a ser mais amigáveis. Neste contexto, um exemplo é procurar jogos de casino online no GaloBonus para jogar em casa. Neste caso, os pontos a considerar para aproveitar um jogo de póquer ao vivo, seriam ter uma conexão de internet estável, com uma velocidade superior a 3 MB por segundo (quanto mais rápido, melhor), além de um monitor suficientemente grande para apreciar todos os detalhes dos jogos. Neste caso, 24″ é uma medida bastante comum entre os jogadores. Um detalhe a ser considerado é a memória RAM, que deve ser capaz de processar a transmissão ao vivo sem problemas. A este respeito, é aconselhável ter um mínimo de 8 GB no computador.

Streaming na estrada
Os avanços na tecnologia móvel são cada vez mais impressionantes, e a facilidade de adquirir um smartphone de última geração está a crescer. Como prova disso, estão os resultados do mais recente Barómetro de Telecomunicações da Marktest, que revelou que mais do 70% dos utilizadores de telemóveis em Portugal possuem um smartphone, o que representa um número superior aos 6,5 milhões de portugueses, contra os 10 milhões de habitantes do país.
Nesse aspecto, os pontos a considerar para obter a melhor experiência de jogo e streaming incluem a velocidade do processador, os chips gráficos, a memória RAM, e as opções disponíveis de videojogos. A este respeito, os smartphones mais recomendados em 2018 são o iPhone 8 ou superior, o Samsung Galaxy S8 ou superior, ou o Google Pixel 2.

Fonte: Pixabay.com

Actualmente, existem muitos guias e tutoriais detalhados sobre como montar o computador mais adequado às necessidades de cada pessoa, com base no orçamento e no tipo de uso que será dado, seja como jogador, criador ou espectador.

Etiquetas:
Exit mobile version