AppsMobilidadeNotíciasSegurança

O que a Kaspersky Lab diz sobre os ataques recentes ao Instagram

Instagram NewInstagram

Vários utilizadores do Instagram viram as suas contas bloqueadas e afirmam que foram impossibilitados de reestabelecer o acesso. O Instagram já publicou uma declaração a propósito do assunto.

De acordo com as vítimas, quando os hackers se apropriam da conta, alteram o nome de utilizador, a fotografia de perfil, o e-mail e o número de telemóvel, tornando assim impossível recuperar o acesso.

Até agora não há dados válidos sobre como exactamente estão os criminosos a ganhar acesso aos perfis de Instagram dos utilizadores, mas o método mais comum para este tipo de ataques é através do phishing.

Em muitas ocasiões, os próprios utilizadores de Instagram são a grande vulnerabilidade que os hackers estão à procura: eles dão as suas credenciais ao acederem a websites de phishing, às aplicações que não estão certificadas e a réplicas de páginas verdadeiras.

“Devido à sua popularidade, o Instagram sempre atraiu uma grande volume de fraudes – o número de pessoas a utilizar a plataforma é agora de mais de mil milhões. Depois de um criminoso ter acesso à conta de um utilizador, ele pode aceder a dados pessoais e à sua caixa de emails. E o perfil do utilizador pode ser transformado numa fonte de conteúdo malicioso, phishing e spam”, afirmou Nadezhda Demidova, investigadora de segurança da Kaspersky Lab.

Via Kaspersky Lab.

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×