Huawei apresenta novo SoC Kirin 980 de 7nm

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

A Huawei aproveitou a edição 2018 da IFA, que começou esta semana em Berlim na Alemanha, para apresentar o novo SoC Kirin 980, em desenvolvimento há 3 anos, que irá ser utilizado nos próximos smartphones da família Mate que devem chegar em Outubro deste ano.

O novo SoC é uma evolução do Kirin 970 apresentado no ano passado, o primeiro chip deste tipo a ter um motor de inteligência artificial integrado.

O Kirin 980 inclui um processador com oito núcleos Cortex A-76 e Cortex A-55 divididos em 3 tipos de utilizações:

4 núcleos Cortex A-55 denominados ‘Little’, para aplicações menos exigentes que funcionam a 1,8 GHz

2 núcleos Cortex A-76 ‘Middle’, que funcionam a 1,92 Ghz

2 núcleos Cortex A-76 ‘Big’, que funcionam a 2,6 Ghz direccionados para as tarefas mais exigentes.

A gestão de utilização dos núcleos é dinâmica, o sistema avalia as necessidades das aplicações e activa ou desactiva os núcleos necessários.

Os núcleos são fabricados através de um novo processo de 7nm que, segundo a Huawei, permite um desempenho 20% mais alto que os SoC da concorrência, com menos 40% de consumo energético.

Dentro do Kirin 980 está também um processador gráfico Mali-G76 que, segundo os números mostrados pela Huawei, oferece 46% de desempenho que as propostas concorrentes.

Uma outra novidade presente no Kirin 980 é a inclusão de dois processadores dedicados para a inteligência artificial que irão permitir mais velocidade e precisão em tarefas como reconhecimento do conteúdo de imagens. A Huawei indica que com a inclusão de um segundo chip para AI consegue aumentar a velocidade em 135% e melhorar 88% o consumo energético.

Como foi mencionado no início, este no SoC da Huawei ira estar disponível nos novos modelos da gama Mate que chegam em Outubro.

A Huawei também mostrou uma coluna inteligente baseada no serviço Alexa da Amazon com a particularidade de poder ser utilizada como router para a partilha de ligações de banda larga móvel 4G através de redes wifi e é compatível com redes mesh. Infelizmente este produto não vai estar disponível para já em Portugal.

Outros dois produtos que não vão estar disponíveis são os dois novos Mate 20 Pro com outras tantas cores novas: Branco Pérola e um gradiente de Azul e Preto baseado nas cores de uma espécie de borboleta da América do Sul.

Por fim, o último produto apresentado pela Huawei foi uma tag de localização que tem uma bateria que pode durar até 15 dias, compatível com as principais redes de satélites de posicionamento global e redes móveis. Inclui um botão SOS, Geofencing e é certificada IP68 contra água e poeiras. Este produto não vai estar disponível no nosso país.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version