Estudantes de 9 Universidades e Politécnicos portugueses nos melhores projectos da 2ª edição da European Innovation Academy

A 2ª Edição da EIA acolheu no total 500 jovens de 75 países para testarem as suas ideias de negócio.
Santander, European Inovation Academy, EIA, Estoril
Santander, European Inovation Academy

No top 10 das melhores ideias de negócio da 2ª edição da European Innovation Academy (EIA), a que o Santander se associou, estão presentes 18 estudantes de Universidades e Institutos Politécnicos portugueses.

A 2ª Edição da EIA acolheu no total 500 jovens de 75 países para testarem as suas ideias de negócio, com o foco a estar nas tecnologias relacionadas com a Robótica e a Inteligência Artificial. O Santander Universidades e a Câmara Municipal de Cascais foram os principais parceiros da EIA. A final teve lugar sexta-feira no Centro de Congressos do Estoril, em Cascais.

O Instituto Superior Técnico, a Universidade do Porto, a Universidade NOVA de Lisboa (NOVA SBE, NOVA IMS, FCT e FCSH), a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, o Instituto Politécnico da Guarda, o Instituto Politécnico de Setúbal, o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, a Universidade de Évora e a Universidade da Madeira são as Instituições de Ensino Superior nos projectos seleccionados.

As equipas finalistas tiveram a oportunidade de apresentar as suas ideias a um grupo de investidores de risco internacionais e foram premiadas pelos projectos que desenvolveram.

Os prémios da European Innovation Academy incluem uma oportunidade única de contacto com aceleradoras e incubadoras de empresas, tais como a Alchemist Accelerator, Dybaw Venture Capital, AG Consulting, Hunter & Bard, Pitch60 e a Nixon Peabody.

Lista das 10 equipas vencedoras da edição de 2018:

• Plum – Plataforma digital que liga expatriados que buscam comida caseira e saudável.
• Baby Sisters – Plataforma que oferece serviços de babysitters profissionais on-demand.
• Paralegal Bot – Plataforma de consultoria legal com base em Inteligência Artificial (IA).
• Navism art – Plataforma de troca de informação que visa optimizar o tráfego marítimo e as operações portuárias, fornecendo aos donos dos barcos informação em tempo-real durante a atracagem. Em simultâneo, ajuda portos e marinas a organizarem o seu fluxo de informação.
• Proco – Solução que junta estudantes, empresas e universidades, resolvendo muitos dos problemas do mercado de recrutamento com projectos conjuntos.
• Gitsmart – Solução na área de recrutamento de TI, reduzindo a quem procura o desperdício de tempo com candidatos não qualificados.
• Pause – Plataforma direccionada a estudantes que visa criar “uma comunidade que encoraja e acaba com os estigmas da saúde mental” e da necessidade de “pedir ajuda quando esta é de facto necessária”.
• Bellas – Solução que disponibiliza serviços de beleza on-demand de profissionais credíveis.
• Copito/BeGreen – Copos reutilizáveis conectados com uma aplicação interactiva, que “não só motiva à reutilização como fornece informação de consumo”.
• WeLive – Plataforma social que procura ajudar pessoas sem-abrigo, ligando-os a voluntários, abrigos e organizações de auxílio.

Foi ainda sorteado um 11º vencedor – Impower – solução que visa melhorar a qualidade de vida de pessoas com incapacidade colocando-as em contacto com entidades empregadoras, ajudando assim a combater a discriminação laboral.

Via Santander.

Categorias
EventosNotícias

Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link