Audi e Ericsson estabelecem protocolo para explorar potencial da tecnologia 5G na indústria automóvel

As duas empresas assinaram um Memorando de Entendimento (MoU).
Audi Ericsson Tecnologia 5G
Audi/ Ericsson

A Audi e a Ericsson acordaram recentemente uma série de actividades com as quais pretendem explorar o potencial da rede 5G como uma tecnologia de comunicação capaz de satisfazer as exigências da produção automóvel.

As duas empresas assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) e, nos próximos meses, os seus especialistas realizarão ensaios práticos no centro técnico “Audi Production Lab” em Gaimersheim, Alemanha.

Na primeira fase do projecto, a Audi e a Ericsson irão testar uma solução de latência-crítica usando robôs de produção com ligação sem fios e equipados com uma aplicação de colagem – uma técnica comum na construção de carroçarias. A infraestrutura incluirá a implementação das tecnologias 5G num ambiente de produção simulado que espelha as fábricas Audi em Ingolstadt e noutras localidades.

O laboratório será equipado com a rede “Proof-of-Concept (PoC)” da Ericsson, que está projectada para integrar tecnologias alternativas ou complementares àquelas actualmente em uso, incluindo conectividade Wi-Fi ou por cabo (Ethernet) dos componentes de produção.

Frank Loydl, responsável pelos serviços de informação da Audi, destacou que “a fábrica totalmente conectada irá ter um impacto significativo na produção do futuro. Uma poderosa arquitectura de rede, que responde em tempo real, é de importância decisiva para a nossa empresa. Estamos a testar as oportunidades que a tecnologia 5G oferece para aplicações industriais na fábrica inteligente (smart factory)”.

Erik Ekudden, CTO do Grupo Ericsson, disse: “A Ericsson já está a executar programas industriais 5G em todo o mundo para ajudar os fabricantes a aumentar a produtividade e criar novas oportunidades de negócio. Este projecto é uma óptima oportunidade para ver o que é possível quando incorporarmos o 5G num ambiente de produção de automóveis para realmente permitir a produção inteligente sem fios”.

Via Audi, Ericsson.

Categorias
Notícias

Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link