Tecnologia “Toca-a-Ler” avalia desempenho de leitura das crianças

Desenvolvida pelo Instituto de Telecomunicações (IT) em parceria com a Microsoft e a Universidade de Coimbra.
Instituto de Telecomunicações Toca-a-Ler
Instituto de Telecomunicações/ Toca-a-Ler

O software “Toca-a-Ler” – desenvolvido pelo Instituto de Telecomunicações (IT), pólo de Coimbra – assume-se como “uma tecnologia que avalia a capacidade de leitura dos alunos do primeiro ciclo do ensino básico, potenciando a melhoria contínua no desempenho da tarefa”.

A ferramenta, desenvolvida em parceria com a Microsoft e a Universidade de Coimbra, funciona através de um sistema de reconhecimento de fala, previamente treinado com crianças e adaptado para a classificação da pronúncia, considerando as metas curriculares da disciplina de Português como, por exemplo, a avaliação do número de palavras correctamente pronunciadas por minuto.

De forma a obter uma referência de cálculo para o desempenho de leitura, a equipa de investigação, coordenada por Fernando Perdigão – docente da Universidade de Coimbra e investigador do IT –, recolheu centenas de horas de gravações de crianças a ler frases e pseudopalavras, de forma idêntica à pretendida pelo sistema de avaliação e, reuniu, ainda, a avaliação de mais de 100 professores do ensino básico.

Desta forma, o software “avalia a capacidade de leitura, identificando as disfluências e o tempo de leitura dos alunos, possibilitando, assim, a avaliação objectiva do desempenho da tarefa”. O sistema insere-se no projecto de investigação “LetsRead”, em desenvolvimento desde 2016.

Via Instituto de Telecomunicações (IT).

Categorias
Notícias

Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link