Projecto do Instituto de Telecomunicações pretende melhorar a segurança da “Internet das Coisas”

O projecto “SECURIoTESIGN – Towards the assurance of SECURity by dESIGN of the Internet of Things”.
Instituto de Telecomunicações SECURIoTESIGN
Instituto de Telecomunicações/ SECURIoTESIGN

Uma equipa de investigação do Instituto de Telecomunicações (pólo da Covilhã) prepara-se para lançar, já no próximo mês de Julho, o projecto “SECURIoTESIGN – Towards the assurance of SECURity by dESIGN of the Internet of Things”, cujo principal objectivo é “assegurar que a tecnologia de segurança apropriada é correctamente identificada e integrada no design e desenvolvimento de soluções e equipamentos IoT”.

Recorde-se que a “Internet das Coisas” se assume como uma rede de equipamentos físicos, veículos, electrodomésticos e outros itens incorporados em sistemas electrónicos ou softwares. Pressupõe, ainda, um determinado nível de conectividade, que permita que esses objectos se conectem e troquem dados entre si.

“Existem vários métodos de engenharia de segurança, assim como mecanismos, medidas de controlo e protocolos disponíveis para as mais diversas tecnologias e paradigmas IoT, mas – muitas vezes, fruto da pressão de mercado – grande parte dos sistemas são desenvolvidos sem garantias a nível da segurança”, explicou Pedro Inácio, coordenador do projecto.

“Neste sentido, o projecto pretende fornecer um conjunto abrangente de ferramentas prototipadas para identificação assistida por computador de requerimentos de segurança, modelação de ataques e sistemas, especificação de testes, mapeamento de requisitos e tecnologia e, ainda, geração de documentação e auditoria de alta qualidade”, acrescentou o investigador do IT e docente do Departamento de Informática da Universidade da Beira Interior.

Via Instituto de Telecomunicações.

Categorias
Notícias

Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link