PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Resultados da votações dos Prémios Leitor PCGuia 2024
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: Inteligência artificial invade Google I/O 2018
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Notícias > Software > Inteligência artificial invade Google I/O 2018
NotíciasSoftware

Inteligência artificial invade Google I/O 2018

Pedro Tróia
Publicado em 9 de Maio, 2018
Tempo de leitura: 8 min
GoogleIO

Na apresentação principal, feita, como de costume, por Sundar Pichai, o CEO da Google, foram apresentadas as principais novidades que a empresa irá disponibilizar durante os próximos meses, que estão focadas no aperfeiçoamento de produtos já disponíveis, como o Gmail e o Google Assistant, que vão ganhar mais funcionalidades e facilidade de utilização graças aos avanços que a empresa tem vindo a fazer no campo da inteligência artificial.

- Publicidade -

Gmail

A Google está a desenvolver uma nova funcionalidade para o Gmail, chamada Smart Compose, que utiliza inteligência artificial para sugerir frases completas à medida que escreve as mensagens. As sugestões vão aparecendo em cinza, se clicar em cima delas a frase sugerida é utilizada. Segundo a Google, o Smart Compose ajuda a poupar tempo porque elimina a escrita repetitiva e reduz os erros ortográficos e gramaticais. O sistema consegue mesmo ter alguma noção do contexto da mensagem, por exemplo se estiver a escrever uma mensagem de mail numa sexta-feira, o sistema sugere a frase “Tenha um bom fim-de-semana” para terminar o email.

Google Photos

O serviço de armazenagem de fotografias Google Photos foi o segundo produto abordado na apresentação da Google e também vai receber novas funcionalidades a médio prazo, que são possíveis através da inclusão de inteligência artificial, como por exemplo a possibilidade de sugerir correcções às fotografias que carrega para o sistema, como ajustes à luminosidade ou escurecer o fundo para fazer sobressair o objecto principal. A inteligência artificial da Google até será capaz de colorir fotos a preto e branco. E se tirar uma foto a um documento, o Google Photos até vai ser capaz de criar automaticamente um ficheiro PDF.

Google Assistant

- Publicidade -

Anunciado na edição de 2016 do Google I/O, o Google Assistant vai evoluir para que o utilizador consiga ter conversas mais naturais com o sistema. A evolução vai permitir ao utilizar iniciar interacções com o assistente sem a necessidade de dizer “Hey Google” para cada solicitação. Foram também adicionadas novas vozes, como a do cantor John Legend. Outras novidades do novo Google Assistant será a possibilidade de mostrar um resumo do dia com sugestões baseadas na localização, na hora do dia e nas interacções mais recentes. O Google Assistant também vai chegar à navegação no Google Maps para que o utilizador possa obter informações enquanto mantém as mãos no volante e os olhos na estrada.

Em breve, o Google Assistant poderá ser capaz de o ajudar com tarefas que ainda exigem um telefonema, tais como, marcar cabeleireiro ou saber o período de férias de uma determinada loja. Esta tecnologia chama-se Google Duplex e ainda está em fase de desenvolvimento.

Android P

A Google quer que a nova versão do Android seja uma revolução nesta plataforma com a inclusão de inúmeras funcionalidades que utilizam inteligência artificial, mudanças ao nível da navegação e algumas ferramentas para minimizar o vício de utilização excessiva de smartphones. O Android P foi anunciado em Março, mas ontem foram mostradas mais funcionalidades na Google I/O. A nova versão deve chegar aos telefones de todo o mundo no final deste ano.

New-System-Navigation_03

A inteligência artificial estará presente em muitos aspectos do novo sistema operativo, a começar pela gestão da bateria. O sistema aprende com o padrão de utilização do smartphone e consegue prever que aplicações serão usadas e quando. Isto permite desligá-las quando estão em segundo plano, o que reduz, segundo a Google, a utilização do processador do telefone em cerca de 30%, o que, por sua vez, poupa no consumo de energia. Outra função que levará a um menor consumo de energia será a capacidade de aprender a adaptar o brilho do ecrã a situações diferentes

As capacidades de inteligência artificial do novo Android também estarão à disposição dos programadores que vão poder desenvolver aplicações de reconhecimento de imagem, detecção de rostos e texto, detecção de monumentos e respostas inteligentes a mensagens. Tudo isto será possível através do kit de ferramentas de programação ML Kit.

Android P app-actions

O Android P irá suportar movimentos, como os que existem no iPhone X, que servirão para sugerir aplicações e alternar entre aplicações abertas. Ainda no campo da interface, vão aparecer as ‘App Actions’ que sugere atalhos para aplicações quer a partir do launcher do Android, quer a partir da barra de busca.

Android P Novos

Para combater o vício do smartphone, a funcionalidade ‘Dashboard’ contabiliza quanto tempo demora em cada aplicação e permite ao utilizador definir um tempo limite de utilização para cada app. Quando chegar a esse limite o ícone fica a cinza para convidar o utilizar a não a utilizar. Outra funcionalidade para evitar o uso excessivo é a ‘Shush’ que activa o modo ‘Não incomodar’ automaticamente cada vez que o telefono é colocado numa qualquer superfície como ecrã virado para baixo. Por fim, a funcionalidade ‘Wind down’ servirá para desencorajar a utilização do telefone antes de ir para a cama pondo a imagem a preto e branco.

Google Maps

O Google Maps será renovado com funcionalidades que utilizam ‘machine learning’ para fazer recomendações personalizadas. A aplicação irá receber um novo separador ‘For you’ que porá em evidência eventos e restaurantes locais através da análise das suas preferências e das actividades mais populares na zona em questão. O Google Assistant será também incluído no Google Maps. Por fim, foi mostrada uma funcionalidade experimental que através de realidade aumentada sobrepõe o Street View com direcções e informações sobre os negócios da zona em tempo real.

Google News

Google News

O serviço de recomendação de notícias Google News também levará um tratamento de inteligência artificial que ajudará o utilizar a descobrir as notícias que mais lhe interessam. A aplicação do serviço terá um separador ‘For you’ onde serão reunidas as notícias que mais interessam ao utilizador. Outro aspecto em que a inteligência artificial irá ser aplicada ao Google News é através da secção ‘Full Coverage’ que tenta dar ao utilizador uma vista geral sobre um determinado assunto através da relação entre pessoas, lugares e outros assuntos mencionados nos vários artigos publicados sobre um determinado assunto. Tudo isto é depois organizado em linhas de tempo, perguntas frequentes e tweets de várias fontes.

Google Lens

Google-Lens

Por fim, o Google Lens utiliza a inteligência artificial para ajudar o utilizador a ter mais informação acerca do mundo que o rodeia. Por exemplo pode mostrar imagens de coisas que vê escritas, como no caso dos menus de restaurantes. Se apontar o smartphone para o nome de um prato que não conhece o Google Lens mostra-lhe imagem desse prato. O Google Lens consegue não só reconhecer letras, como também contexto. Esta funcionalidade será incluída directamente nas câmaras de futuros de vários fabricantes como a LG, Motorola, Xiaomi, Sony Mobile, HMD/Nokia, Transsion, TCL, OnePlus, BQ, e Asus.

- Publicidade -
Etiquetas:AndroidAndroid PGmailGoogleGoogle AssistantGoogle I/OGoogle LensGoogle NewsGoogle Photosgoogle-mapsinteligência artificial
Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

Inteligência ArtificialNotícias

Evaristo é o «primeiro» chatbot de IA aberta para a língua portuguesa

Tempo de leitura: 1 min
WhatsApp
Notícias

O WhatsApp vai começar a mostrar publicidade aos utilizadores

Tempo de leitura: 3 min
Anker Sleep A30
MultimédiaNotícias

Anker lança Auriculares para dormir com cancelamento activo de ruído

Tempo de leitura: 3 min
©Universidade de Coimbra
Inteligência ArtificialNotícias

Universidade de Coimbra abre Licenciatura e Mestrado em Inteligência Artificial e Ciência de Dados

Tempo de leitura: 1 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}