Tecnologia da NEC identifica indivíduos utilizando o som

Desenvolvida em cooperação com o Nagaoka National College of Technology.
NEC Corporation Tech
NEC Corporation

A NEC Corporation anunciou o desenvolvimento de uma tecnologia de reconhecimento biométrico que «identifica indivíduos através da medição das diferenças na forma das cavidades auriculares, com recurso a som que é inaudível para o ouvido humano».

Este desenvolvimento da tecnologia de autenticação acústica, que deverá estar disponível até ao final de 2018, foi desenvolvido em cooperação com o Nagaoka National College of Technology.

A tecnologia «identifica com precisão indivíduos, medindo as características acústicas que representam a forma do canal auditivo do utilizador». Auscultadores inteligentes, equipados também com microfones, emitem som inaudível de alta frequência (18 a 48 kHz), que é então reflectido pelo canal auditivo e capturado pelos microfones. A análise dos sons reflectidos permite determinar as características do canal auditivo de um indivíduo.

«A NEC desenvolveu esta tecnologia com o objectivo de evitar fraudes de identidade e garantir a segurança e a confiança na manutenção, gestão e segurança de importantes infraestruturas sociais», afirmou Akio Yamada, director geral dos Data Science Laboratories, da NEC Corporation.

«Esta tecnologia pode ajudar a aumentar a eficiência das operações em instalações médicas e centros de atendimento, por exemplo, através do reconhecimento que é assegurado graças ao recurso a auscultadores inteligentes, algo que os utilizadores já estão habituados a utilizar no dia-a-dia».

Via NEC Corporation.

Categorias
CiênciaNotícias

Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link