NEC anuncia transmissão de feixes digitais com sistema que suporta a banda de 28GHz para comunicações 5G

NEC dá mais um passo em direcção ao 5G.
NEC 5G
NEC/ 5G

A NEC Corporation anunciou a transmissão bem-sucedida de feixes digitais com um sistema de antena activa de estação base que suporta a banda de 28GHz para comunicações 5G.

Esta é a primeira vez que a transmissão de feixes simultâneos (quatro MIMO multi-utilizador) a partir de um único sistema de antena activa (AAS) com elementos para quatro terminais foi concluída com sucesso. Neste teste, a NEC alcançou uma taxa de transmissão de 3,1Gbps aplicando uma largura de banda de 300MHz.

O AAS da NEC, que suporta transmissão na banda de 28GHz, adopta um sistema de controlo totalmente digital, melhorando a precisão dos feixes de transmissão. O sistema de controlo digital permite a formação de feixes simultâneos em múltiplas direcções a partir de uma única unidade AAS e implementa a comunicação em alta velocidade sem interferir com utilizadores adjacentes.

Este sistema de controlo digital também é capaz de formar feixes que têm em conta um sinal de onda não directa e ajusta moderadamente as direcções do feixe para implementar comunicação de alta qualidade.

«Para implementar efectivamente serviços sofisticados que aplicam características de 5G a partir de 2020, é essencial utilizar faixas de rádio de 28GHz e outras bandas de alta frequência, que permitem assegurar ampla largura de banda e a utilização da formação de feixes», disse Katsumi Tanoue, Director-Geral Adjunto da Divisão de Soluções de Acesso sem Fios, da NEC Corporation. «No futuro, a NEC continuará a dedicar esforços ao desenvolvimento e demonstração de um sistema de antena activa de estação base com elementos massivos que ofereça alta velocidade, alta capacidade e conectividade massiva».

Via NEC Corporation.

Categorias
Notícias

Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link