Notícias

Altice Portugal e Cisco celebram Memorando de Entendimento

Altice Portugal NewAltice Portugal

A Altice Portugal celebrou com a Cisco um Memorando de Entendimento que visa acelerar o desenvolvimento da Internet das Coisas (IoT).

A materializar o compromisso estabelecido neste memorando, a Altice Portugal e a Cisco, em colaboração com a Janz, anunciaram uma solução de IoT, que consiste numa prova de conceito de Telemetria de Água.

O sistema Ultra IoT da Cisco «assegura a comutação de dados móveis», sendo baseado no ambiente de virtualização StarOS. Está apto para 5G e possibilita a disponibilização dos novos protocolos de rede móvel direccionados à IoT, nomeadamente o NarrowBand-IoT (NB-IoT), sendo ainda complementado pelo módulo eSCEF que permite a exposição de serviços com gestão de APIs.

O NB-IoT baseia-se na «arquitectura normalizada de rede móvel, oferecendo garantias de futuro e de interoperabilidade entre diferentes equipamentos e fornecedores».

A solução de Telemetria de Água desenvolvida «testa eficazmente esta nova tecnologia, dado que exige um equipamento com bateria autónoma capaz de suportar elevada autonomia (vários anos), muitas vezes instalado em locais de difícil acesso com necessidades de cobertura alargada».

«A Cisco é um parceiro-chave no nosso ecossistema de IoT e o novo Sistema de Comutação de Dados Móveis será fundamental para permitir o rápido desenvolvimento de aplicações de IoT. A prova de conceito agora desenvolvida demonstra claramente a capacidade da arquitectura definida para suportar, de forma eficaz, uma gama de soluções de baixa potência, entre as quais a Telemetria de Água é um exemplo expressivo», assegurou Luís Alveirinho, Chief Technology Officer da Altice Portugal.

«A Altice Portugal está a ultrapassar degraus com a IoT e dessa forma posiciona-se mais do que nunca para a digitalização e a transformação do seu negócio», referiu Yves Padrines, Vice-Presidente da área de Serviços Globais EMEAR, da Cisco.

«Estamos entusiasmados com as possibilidades que esta prova de conceito inovadora abre, certos de que a mesma ajudará a disponibilizar soluções de IoT seguras numa ampla gama de mercados verticais, abrangendo diferentes classes de serviço».

Via Altice Portugal, Cisco.

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×