Mais um site bloqueado, só porque sim…

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

Chegou ao nosso conhecimento, através de uma notícia publicada no site Revolução dos Bytes, que o site espanhol Ultimate Music, que dá notícias de lançamentos de álbuns, filmes e séries, ilustradas com imagens e embeds de vídeos do Youtube, foi bloqueado pelos ISP nacionais a pedido da entidade que gere explora os direitos de autor em Portugal.

Estes senhores dão-se ao trabalho de ir ver os sites que mandam bloquear? Acedi ao site à espera de o ver recheado de links para descarregar músicas e vídeos à borla e deparei-me apenas com listagens de temas de álbuns, embeds do Youtube e links para comprar música no iTunes. Foi um anti-climax!

Já agora, desde quando é que fazer o embed de um vídeo do Youtube, do Spotify ou iTunes é ilegal quando são esses mesmos serviços que encorajam essas práticas?

Esta situação tem que mudar, porque o bloqueio rápido de sites, sem qualquer tipo de averiguação, é uma ameaça real à liberdade de expressão e não só uma forma, muito pouco eficaz, de tentar secar a pirataria.

Hoje são os sites considerados “piratas”, amanhã podem ser os mais incómodos. Só porque sim…


Como estes bloqueios são feitos apenas através dos servidores DNS dos ISP, existem formas simples e rápidas de os ultrapassar, veja como aqui ou aqui.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version