Baterias & Pilhas – Mitos & Dicas

Dicas para poupança de bateria para dispositivos Android Aqui estão algumas dicas para fazer com que a bateria do seu dispositivo Android dure mais tempo. Desligue o Wi-fi e...
Sanyo Eneloop

Dicas para poupança de bateria para dispositivos Android

Aqui estão algumas dicas para fazer com que a bateria do seu dispositivo Android dure mais tempo.

Desligue o Wi-fi e o Bluetooth. Mesmo que não esteja a usar, estão sempre a gastar bateria. Se quiser recuperar algum tempo de vida para a sua bateria desligue-os de todo. Aceda às definições do seu dispositivo e depois escolha Redes sem fios. Toque nos quadrados junto a cada funcionalidade que quiser desligar.

android-wifi

Desligue os serviços de localização. Esta funcionalidade presente em todos os dispositivos Android, é que faz funcionar, por exemplo, o Google Maps. Mas como está sempre a tentar aceder às antenas da sua rede móvel, ou a usar o módulo GPS, tem um gasto muito grande de bateria. Para a poupar faça o seguinte:

Aceda às definições do seu dispositivo e escolha Localização e Segurança. Toque nos quadrados junto aos nomes dos sistemas que quiser desligar.

Desligue as comunicações em segundo plano. Serviços como o email e o Android Market estão sempre a aceder à rede em segundo plano, logo a consumir energia. Para os desligar aceda às definições do seu dispositivo e escolha a opção Bateria e Dados. Escolha o separador Entrega de dados e desligue Dados em Segundo Plano.

Desligue o feedback táctil. Uma funcionalidade de praticamente todos os dispositivos Android é o feedback táctil que usa um sistema de vibração para simular o premir de uma tecla. Mas também consome energia cada vez que carrega num botão ou escreve qualquer coisa.

Para o desligar aceda à configuração do seu dispositivo e escolha a opção som. Procure na parte inferior deste ecrã está a opção Feedback e desligue-o.

Reduza a luminosidade do ecrã. Um dos componentes de qualquer dispositivo que gasta mais energia é o ecrã e nomeadamente o sistema de retro iluminação. Se reduzir um pouco o brilho vai, naturalmente, poupar energia. Aceda à configuração do seu dispositivo, escolha Brilho e desligue o Brilho Automático, isto fará com que o dispositivo não varie automaticamente do brilho do ecrã. Neste mesmo ecrã pode escolher o nível de brilho que deseja.

Defina um tempo de para o bloqueio automático mais curto. O bloqueio automático também desliga o ecrã, ajudando-o a poupar bateria. No ecrã Definições escolha Ecrã. No item Bloqueio automático escolha 30 segundos.

Escolha um fundo de ecrã preto. Os ecrãs com as novas tecnologias AMOLED e Super AMOLED oferecem cores muito ricas, logo a tentação é de colocar um papel de parede colorido e brilhante. Mas uma desvantagem deste tipo de ecrãs é que quanto mais cores tem uma imagem, mais energia gasta o ecrã. O mesmo aplica-se aos papéis de parede animados do Android. Uma boa dica para poupar energia é definir um papel de parede preto.

Como não há nenhum papel de parede preto no Android, pode descarregar a app gratuita No Wallpaper. Depois de instalada é só redefinir o papel de parede como No Wallpaper para que o fundo do ecrã fique preto.

Desligue as mensagens instantâneas. O Google Talk e quaisquer outros clientes de mensagens instantâneas estão sempre ligados à Internet e por isso também gastam uma grande quantidade de energia. Se desligar o Login automático da app vai ganhar algum tempo de vida na bateria. Para o fazer, abra o Google Talk e aceda à configuração da app. Desmarque a caixa Sign In automático. Se entretanto a app já estiver a funcionar abra a app e escolha Signout.

Desligue as actualizações dos Widgets. Tal como na dica anterior, alguns widgets também estão permanentemente ligados à Internet a gastar energia desnecessariamente. Para desligar as actualizações automáticas abra o widget e aceda ao ecrã de configuração. Na maioria dos casos, neste ecrã é possível alterar a frequência com que o widget se liga à Internet para ir buscar informação. Se não for possível fazer estes ajustes a única solução é mesmo remover o widget em questão.

Categorias
DicasespecialHardwareNotícias

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link