Baterias & Pilhas – Mitos & Dicas

Dicas para ganhar tempo de vida na bateria do iPhone/iPad Para além dos sistemas automáticos de poupança de energia que estão incluídos no firmware dos iPhones e iPads há...
Sanyo Eneloop

Dicas para ganhar tempo de vida na bateria do iPhone/iPad

Para além dos sistemas automáticos de poupança de energia que estão incluídos no firmware dos iPhones e iPads há pequenos truques que pode fazer para poupar energia e fazer com que a bateria dure mais uns minutos.

Apps pesadas

Há coisas que são de senso comum, mas ainda assim nunca é demais repeti-las. As apps mais pesadas como jogos gastam mais energia que as apps mais simples. Por isso, se tiver com pouca bateria e não tem hipótese de carregar o telefone ou o tablet nesse momento não jogue.

Brilho do ecrã

Apesar dos dispositivos da Apple usarem retroiluminação a LED, bastante poupada energeticamente, o ecrã ainda é dos componentes que mais energia gasta. O software interno consegue adaptar o brilho às condições da luz ambiente, mas muitas vezes, se estiver muita claridade, o sistema tenta compensar aumentado o brilho para uma intensidade muito alta, o que gasta bateria rapidamente. Pode fixar o brilho do ecrã num valor específico acedendo a Definições, Brilho e desligando a função Auto-brilho.

Brilho

Outra dica para poupar energia quando está a ler use um modo invertido, com as páginas a preto e as letras a branco. Se app não suportar esta funcionalidade, pode forçá-la acedendo a Definição, Acessibilidade, Branco sobre preto.

Assim gasta menos energia.

Aplicações em segundo plano

GPS. Muitas apps mantêm o sistema de GPS ligado, ou ligam-no de vez em quando. Isto gasta muita bateria. Desligue o sistema de localização em Definições, Serviços de localização.

iCloud. Este sistema de armazenagem em nuvem da Apple que vem incluído em todos os seus dispositivos com ligação à Internet está sempre a fazer um backup dos seus dados, o que corta muito no tempo de vida da bateria. Pode configurar ou desligar este serviço em Definições, iCloud.

Ligações sem fios. Apesar de se desligarem automaticamente quando não estão a ser usados, o Bluetooth e o Wifi ligam-se periodicamente para verificar se existem novas ligações. Pode desligar estes acessos em Definições, Geral, Bluetooth e em Definições, Wi-fi.

Acesso de banda larga à Internet. O seus smartphoe ou tablet estão sempre à procura do melhor acesso possível à rede do seu operador, o que gasta muita bateria. Para além disto, o sistema de mensagens iMessage está sempre a ver se existem novas mensagens. A única forma de poupar bateria neste caso é desligando de todo o acesso à rede. Aceda a Definições, Geral, Rede e desligue o 3G. Se quiser delisgar todos os serviços de comunicação de uma só vez ligue o modo de vôo em Definições, Modo de vôo.

Notificações. As notificações automáticas também gastam muitas bateria. Pode desligar ou configurar esta funcionalidade em Definições, Notificações.

Notifica

Note que não existe nenhuma forma de desligar todas as notificações de uma vez, terá que desligá-las individualmente para cada uma das aplicações.

Mail e calendário. Mesmo depois de delsigar as notificações, o sistema operativo continua a ir buscar o email e os dados do calendário e do livro de endereços gastando muita bateria. Desligue esta função em Definições, Mail, Contactos, Calendário.

Hotspot pessoal. Esta função permite a partilha da ligação à Internet 3G com outros dispositivos através de Wifi, Bluetooth e USB, mas também sobrecarrega a bateria. Desligue-o quando não estiver a usá-lo acedendo a Definições, Hotspot pessoal.

Spolight. Este sistema serve para se consiga encontrar conteúdos, sejam apps, dados ou contactos que estão no seu dispositivo. Mas como o Spolight está sempre à procura de novos conteúdos ou de alterações ao conteúdos que já estão no dispositivo, está sempre a gastar bateria. Desligue-o ou configure-o em Definições, Geral, Pesquisa Spotlight.

Na página seguinte, dicas para poupança de bateria para dispositivos Android

Categorias
DicasespecialHardwareNotícias

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link