Se o Safari estiver bloqueado a 60 fps, mesmo num ecrã ProMotion de 120 Hz, o browser só envia sessenta imagens por segundo. Resultado: o painel tem capacidade para mostrar 120 actualizações por segundo, mas recebe apenas metade dessa informação, o que faz com que o scrolling pareça menos suave para alguns utilizadores quando comparado com o Chrome ou o Firefox. Contudo, as versões mais recentes do Safari incluem uma definição escondida que permite desbloquear a renderização a 120 Hz.
Reduzir o arrastamento
Num ecrã a 60 Hz, a imagem é actualizada a cada 16,7 milissegundos, o que significa que cada frame de uma página em movimento permanece visível durante esse período. A 120 Hz, o intervalo desce para 8,3 milissegundos, o que permite actualizar a imagem duas vezes de forma mais frequente. Se houver apenas 60 imagens disponíveis, um ecrã de 120 Hz acaba por repetir frames. Quando existem 120 fps reais, cada actualização mostra uma imagem nova, o que reduz arrastamento, blur e a sensação de “saltos” no scrolling, além do arrastamento e desfocagem durante o movimento. Ao ligarmos esta opção, a navegação torna-se mais fluida e reactiva.
Mudança pode não ser visível
A diferença nota-se sobretudo ao percorrer páginas com muito texto ou conteúdos detalhados. Ainda assim, o impacto varia de pessoa para pessoa: se nunca sentiu que o Safari parecia “estranho” face a outras aplicações, talvez não repare em grandes diferenças depois de seguir este guia. Mas, se já utilizou Chrome ou Firefox no mesmo dispositivo e achou o Safari ligeiramente mais lento, esta é a explicação.
A opção de 120 Hz está escondida nos ‘Sinalizadores de funcionalidades’ do Safari, um menu orientado para programadores, mas a que podemos aceder sem activar qualquer modo especial no iPhone ou iPad. No Mac, é necessário activar primeiro as funcionalidades de desenvolvimento, mas o processo é simples. Tenha em conta que activar os 120 Hz pode afectar a autonomia, se passar muito tempo a navegar na Internet.
Activar navegação a 120 Hz no iPhone e iPad
1 – Entre nas ‘Definições’ > ‘Apps’ > ‘Safari’. Aqui, deslize até ao fundo e toque em ‘Avançadas’, volte a fazer o mesmo no ecrã seguinte e escolha ‘Sinalizadores de funcionalidades’.
2 – Como as opções que aparecem estão organizadas por ordem alfabética, basta fazer scroll até à letra ‘P’, onde vai encontrar a opção, em inglês, ‘Prefer Page Rendering Updates near 60fps’ e desactive-a. Se tiver a app aberta, vai ter de a fechar e lançá-la outra vez para as mudanças terem efeito.
3 – Com esta definição desligada, o Safari passa a renderizar páginas até 120 Hz em dispositivos com ProMotion, uma tecnologia que está presente apenas nos modelos Pro. No caso do iPhone, é desde o 13, já no iPad, isto acontece nos modelos de 10,5 polegadas, 12,9 polegadas (2.ª geração), 11 polegadas (todas as gerações), 12,9 polegadas (da 3.ª geração em diante) e 13 polegadas (M4).
Ligar a renderização a 120 Hz no Safari no macOS
1 – No macOS, os passos não são tão directos como no macOS para entrar no menu ‘Sinalizadores de funcionalidades’, mas igualmente simples. Abra o browser e, na barra de menu, clique em ‘Safari’ > ‘Definições’ >’ Avançadas’. No fundo desta janela, estará a opção ‘Mostrar funcionalidades para programadores web’, que deve activar.
2 – Ao fazer isto, surge um novo separador: ‘Sinalizadores de funcionalidades’. Clique aqui e, no campo de pesquisa, escreva 60fps, o que deve fazer logo aparecer a opção que queremos desligar. Como no iOS, desactive-a. Feche o Safari e volte a abrir, para que isto seja aplicado.
3 – Esta funcionalidade é compatível em qualquer Mac com ecrã ProMotion, incluindo os MacBook Pro de 14 e 16 polegadas lançados a partir de 2021 (o Neo, por exemplo, não tem). Se tiver monitores externos ligados ao Mac compatíveis com 120 Hz, estes também deverão beneficiar da alteração.
Active a barra de separadores compacta no Safari do Mac e do iPad
Quando o macOS Tahoe e o iPadOS 26 foram lançados em Setembro de 2025, a Apple removeu o layout compacto do Safari, a opção que combinava a barra de endereços e a barra de separadores numa única linha. A Apple voltou atrás e, quer no macOS 26.4, quer no iPadOS 26.4, a barra de separadores ‘Compacta’ está novamente disponível como alternativa ao layout predefinido ‘Autónoma’. No macOS, aceda às ‘Definições’ do Safari, entre em ‘Separadores’ e escolha esta opção; no iPadOS, o caminho é ‘Definições’ > ‘Apps’ > ‘Safari’ e, no painel, ‘Separadores’, active a barra compacta.
