A NOS passou a disponibilizar o recurso real-time text (RTT), uma funcionalidade pensada para «tornar as chamadas mais acessíveis, sobretudo para pessoas com dificuldades de fala ou audição».
Esta tecnologia permite enviar texto em tempo real durante uma chamada de voz, com «cada letra a surgir no ecrã à medida que é digitada, sem necessidade de aguardar pelo envio da mensagem completa, ao contrário do que acontece nos chats tradicionais».
Segundo Luís Costa, director de marketing B2C da empresa, ao tornar a comunicação «mais natural, fluida e inclusiva», a NOS está a «aproximar-se das necessidades dos clientes». O RTT surge desactivado por defeito nos smartphones, mas pode ser ligado de forma gratuita nas definições de chamada, «desde que o equipamento seja compatível com redes 4G ou 5G», ressalva a operadora.
O recurso está «disponível nas principais marcas parceiras da operadora», com a NOS a garantir que está a trabalhar na «extensão da funcionalidade às chamadas de emergência».