Reproduzir música do YouTube, com a app em segundo plano, sem um plano Premium, não era permitido no Chrome ou no Safari, mas quem usava o Vivalvdi, o Edge e o Brave podia fazer isto sem problema.
E, pelos vistos, mesmo depois de o YouTube ter anunciado que iria bloquear esta funcionalidade, continua a ser possível ouvir música ou áudio de vídeos em segundo plano no Brave, quer no iOS, quer no Android. Este browser tem, ainda, mais uma vantagem: não mostra anúncios antes ou durante os vídeos.
No Vivaldi e no Edge, de facto, já não é possível fazer isto: assim que metemos o YouTube em segundo plano, a música pára quase de imediato. Nestes dois casos, a solução é mesmo assinar um plano Premium, cuja mensalidade é de 9,99 euros.
«A reprodução em segundo plano é uma funcionalidade exclusiva para membros do YouTube Premium», afirmou um porta-voz da Google em declarações ao site Android Authority.
«Embora alguns utilizadores não-Premium tenham conseguido aceder a esta funcionalidade através de browsers móveis em determinados cenários, actualizámos a experiência para garantir consistência em todas as plataformas», acrescentou o responsável.
Contudo, isto não corresponde à realidade e uma de duas coisas terão acontecido: ou o Brave reagiu rapidamente a este bloqueio e encontrou uma forma de o contornar ou o YouTube não fez o trabalho como deve ser.