Quem usa a app Gov.pt vai poder tirar partido de duas novas funcionalidades pensadas para «resolver situações comuns sem deslocações»: o pedido de segunda via de documentos e a possibilidade de gerir os cartões de filhos ou dependentes.
No que respeita ao ‘Balcão Perdi a Carteira’, é possível pedir a segunda via de documentos em casos de «perda, roubo, furto, danos ou alteração de dados pessoais». Entre as opções, estão o «Cartão de Cidadão, o Cartão ADSE e o Cartão ACP». Até agora, isto era apenas possível fazer na Loja de Cidadão das Laranjeiras (Lisboa) e só com agendamento, lembra o Governo.
Já a outra funcionalidade da Gov.pt permite que pais e representantes legais «adicionem o Cartão de Cidadão dos filhos ou dependentes à sua conta, garantindo acesso rápido à documentação familiar».
Esta medida tem como objectivo «simplificar momentos em que é necessário confirmar dados de identificação, como consultas médicas, matrículas escolares ou outros procedimentos do dia-a-dia».
Estas duas novidades da app Gov.pt juntam-se à lançada em Novembro, que trouxeram a capacidade de fazer uma videochamada com a Loja do Cidadão.