Há quase um mês, a Google anunciou que ia expandir o seu modelo de IA para geração e edição de imagem conhecido como Nano Banana a mais serviços, como a Pesquisa da Google e o NotebookLM. Naquela altura, também referiu que estava a levar esta integração para o Google Fotos, e agora, esse dia chegou finalmente.
A Google deu mais informação acerca de seis novas funcionalidades que vai poder usar no Google Fotos graças às novas capacidades de IA. A primeira envolve fazer edições personalizadas em fotos existentes, tocando em ‘Ajuda-me a editar’ e, em seguida, inserindo prompts muito específicos, como “Remover os óculos de sol do Pedro, abrir os meus olhos, fazer a Cristina sorrir e abrir os olhos”.
No que diz respeito às funcionalidades impulsionadas pelo Nano Banana, pode alterar o estilo das imagens, como retratos renascentistas, mosaicos e no estilo de uma imagem de um livro infantil. No entanto, se não tiver a certeza de como quer que a IA melhore a sua imagem, a Google também está a lançar modelos no separador ‘Criar’ para clientes Android nos EUA e na Índia. A empresa planeia melhorar ainda mais esta experiência nas próximas semanas, introduzindo modelos personalizados baseados em processos de edição anteriores
As duas últimas funcionalidades não estão relacionadas com o Nano Banana, mas que não deixam de ser interessantes. O ‘Perguntar ao Fotos’ chegará a mais 100 países e 17 idiomas esta semana, trazendo uma forma mais poderosa de procurar em grandes bibliotecas de imagens. Finalmente, há um novo botão ‘Perguntar’ que permite aos utilizadores fazerem perguntas específicas sobre o conteúdo de uma imagem. Isto pode ser muito útil para encontrar o contexto de uma imagem se estiver a tentar reavivar a sua memória sobre a sua origem. Dito isto, tenha em atenção que o acesso a muitas destas funcionalidades de IA requer a compra de uma subscrição do Google Gemini.