Quando pesquisa qualquer coisa no Google, já deve ter notado que os resultados patrocinados surgem quase sempre em primeiro lugar. Estes provêm de empresas que pagaram para terem um lugar de destaque nos resultados de pesquisa relevantes para os seus negócios. Embora possam ser úteis, muitas vezes há um elemento de desconfiança em torno dos resultados de pesquisa pagos, razão pela qual a maioria das pessoas simplesmente os ignora.
Agora, cerca de duas décadas após o lançamento dos resultados de pesquisa patrocinados, a Google apercebeu-se do que os utilizadores clientes querem: chegar facilmente à informação que procuram. Para esse fim, está a remodelar a interface de utilizador para os resultados de pesquisa pagos.
Todos os resultados patrocinados baseados em texto serão agrupados sob uma única etiqueta: “Resultados patrocinados”. A Google espera que esta rotulagem maior identifique os anúncios de forma mais proeminente. Além disso, vai existir também um botão que permite esconder os resultados de pesquisa patrocinados com um único clique. No entanto, este botão é colocado abaixo de todos os resultados patrocinados, o que significa que, tecnicamente, terá de ver os anúncios antes de os poder esconder. Também não parece haver, ainda, uma forma de aplicar esta alteração de uma forma permanente, para que não precise de o fazer de cada vez que procura alguma coisa na Internet.
Embora seja impossível à Google eliminar completamente os anúncios na pesquisa, considerando que são uma fonte significativa de receita mas é bom ver que a Google dar um pouco mais de controlo sobre a experiência de navegação. A Google já começou a implementar esta remodelação nos resultados das pesquisas para utilizadores em dispositivos móveis e computadores em todo o mundo, por isso deve vê-la em breve.