A Microsoft está a testar uma nova versão do Xbox Cloud Gaming que permitirá aos utilizadores fazer stream de alguns jogos gratuitamente, o que significa que não é necessária uma subscrição do Game Pass. Mas, em contrapartida terá de ver anúncios.
De acordo com o site The Verge, a Microsoft já iniciou testes internos do novo plano do Xbox Cloud Gaming. Na versão actual, são transmitidos cerca de dois minutos de anúncios antes de cada sessão de jogo começar. Cada sessão de streaming está limitada a uma hora, com um máximo de cinco horas de jogo gratuito por mês (embora estas limitações possam ser alteradas antes do lançamento público). Está planeado, alegadamente, uma fase de testes beta públicos antes de um lançamento mais alargado nos próximos meses.
O novo plano dará aos jogadores acesso a certos títulos que possuam, ao acesso a jogos durante o fim-de-semana (weekend trials) e a uma biblioteca de clássicos retro da Xbox 360 e original. Será também acessível através de várias plataformas, incluindo PC, consolas Xbox, browsers web e dispositivos móveis.
Recentemente, a Microsoft estendeu o Xbox Cloud Gaming aos níveis Premium e Essential do Game Pass, ao mesmo tempo que aumentou os preços da subscrição Ultimate em 50%. O streaming na cloud saiu da fase de testes beta, permitindo que os assinantes do plano Ultimate façam stream de jogos seleccionados a 30 Mbps e resolução 1440p, enquanto os utilizadores Premium e Essential estão limitados a 12 Mbps e resolução 1080p.