O assistente com IA Copilot da Microsoft vai receber uma nova funcionalidade chamada ‘Copilot Portraits’ que é um conjunto de avatares animados que conseguem reagir em tempo real durante as conversas por voz com os utilizadores.
A funcionalidade é composta por 40 avatares que respondem aos inputs dos utilizadores através de sinais visuais, como sorrisos ou expressões de surpresa. Alguns destes avatares são 2D, o que lhes dá um aspecto de banda desenhada e outros são 3D, o que faz com que sejam um pouco mais realistas. O objectivo é dar um aspecto mais familiar ao Copilot durante as conversas por voz.
Esta funcionalidade evoluiu directamente de outra, chamada ‘Aparência do Copilot’ que acrescentou um avatar mais genérico que podia ser usado durante as conversas por voz com o chatbot.
Para já a funcionalidade ‘Copilot Portraits’ está disponível apenas nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido, mas ainda sob a forma de uma antevisão.
O CEO da divisão de inteligência artificial da Microsoft, Mustafa Suleyman, já tinha afirmado que o Copilot se podia tornar mais do que uma ferramenta de produtividade e evoluir para ser um “companheiro digital” que percebe, aprende e dá apoio aos utilizadores. Até passou a ideia de que o chatbot poderia “envelhecer” com o passar do tempo para lhe dar uma identidade mais consistente que vai mudando à medida que interage com os utilizadores.