Já passou quase um ano desde que a Sony lançou a PlayStation 5 Pro. Apesar disso, há cada vez mais relatos de que está a caminho uma versão revista, que poderá incluir um novo comando DualSense V3 com bateria amovível.
Os primeiros rumores de que a Sony estaria a rever aquilo que já era uma actualização de meio de ciclo surgiram no início deste mês. Agora, um artigo publicado no site polaco PPE traz mais detalhes.
De acordo com o site, que cita um leaker chamado Graczdari, a consola PlayStation 5 Pro actualizada será apenas uma ligeira actualização em comparação com a versão actual. Será ligeiramente mais eficiente em termos energéticos, consumindo cerca de 3% menos energia do que o modelo Pro actual.
🚨 UPCOMING RELEASE 🚨
You asked, we looked into it
Here is what we know about the new PS5 Pro revision coming soon in Europe
Reference: CFI-7121
Storage downgrade like the Slim Digital?
Here’s what we know so farhttps://t.co/P9U9zQgnJE
— billbil-kun (@billbil_kun) September 25, 2025
A maior mudança poderá estar no comando incluído com a nova Pro. Este DualSense V3, que também será vendido separadamente, deverá trazer uma bateria que pode ser substituída. Este luxo nunca esteve presente num comando oficial da Sony, que exige acessórios de terceiros para permitir baterias amovíveis.
Não há informações sobre se o DualSense V3 utilizará sticks com efeito Hall para ajudar a evitar problemas de desvio (drift), mas é pouco provável, visto que nem sequer o DualSense Edge de topo inclui esta tecnologia.
O artigo afirma que tanto a nova PS5 Pro como o DualSense V3 serão lançados no final de Novembro, sendo que este último substituirá os actuais comandos DualSense nas lojas. Assim, se procura um novo comando para a PS5, talvez valha a pena esperar pela nova versão ou por uma descida de preço do modelo actual.
Claro que todos os rumores devem ser encarados com cautela, mas a fonte tem um bom historial em fugas de informação. Graczdari revelou correctamente que o Microsoft Flight Simulator chegaria à PlayStation 5 e descobriu a versão física de The Elder Scrolls 4: Oblivion Remastered.
É habitual a Sony fazer pequenas actualizações às suas consolas – para além das grandes actualizações que costuma lançar. A nova PS5 Digital Edition, por exemplo, trocou o plástico brilhante do modelo anterior por um acabamento mate em toda a estrutura. Menos bem recebido foi o facto de a Sony ter reduzido a capacidade de armazenamento de 1 TB para 825 GB.