A plataforma móvel da Intel, Nova Lake, ainda está a mais de um ano de ser lançada, mas uma fuga de informação parece ter revelado alguns dados técnicos sobre os novos chips. Se os rumores estiverem certos, os processadores de nova geração poderão ter até 28 núcleos de CPU e 12 núcleos de GPU.
De acordo com o informador Jaykihn, a plataforma Nova Lake da Intel será composta pelas séries HX, H e U, cada uma para segmentos de mercado diferentes.
O modelo topo de gama, HX, terá, segundo o que é relatado, um CPU de 28 núcleos, consistindo em oito núcleos de desempenho, 16 núcleos de eficiência e quatro núcleos de baixa potência (LP-E). Também estará equipada com quatro núcleos de GPU Xe3 “Celestial”.
Nova Lake Mobile
2+0+4+2
4+0+4+4
4+8+4+4
4+8+4+12
8+16+4+4
— Jaykihn (@jaykihn0) August 9, 2025
A série de gama média, H, alegadamente terá até 16 núcleos de CPU, incluindo quatro núcleos-P, oito núcleos-E e quatro núcleos LP-E. De assinalar, poderá apresentar até 12 núcleos de GPU Xe3 podendo até ser mais competente em videojogos os modelos HX.
Para completar a linha de produtos, a família Nova Lake-U será, segundo os rumores, fornecida com até oito núcleos de CPU, incluindo quatro núcleos-P e quatro núcleos LP-E, juntamente com até quatro núcleos de GPU Xe3.
As opções de entrada de gama do Nova Lake, não terão núcleos-E, oferecendo em vez disso até dois núcleos-P, quatro núcleos LP-E e quatro núcleos iGPU Xe3. A especulação na Internet sugere que este nível poderá substituir a futura plataforma Wildcat Lake, que é destinada a dispositivos de baixo custo e consumo energético.
Embora a Intel se mantenha em silêncio sobre o seu roadmap de lançamento de CPU, fontes internas acreditam que os processadores Nova Lake serão lançados sob a marca Core Ultra 400. Fugas de informação anteriores apontam para uma nova micro-arquitetura apresentando núcleos-P Coyote Cove, núcleos-E Arctic Wolf e núcleos LP-E Skymont.
De assinalar que o informador não forneceu detalhes sobre a suposta gama Nova Lake AX, que era esperada para desafiar os APU Strix Halo da AMD no desempenho em videojogos. Notícias recentes afirmam que a Intel já cancelou a plataforma Nova Lake AX, que pode não ser a única.
Como acontece com todas as fugas de informação não verificadas, estes detalhes devem ser tratados com cautela. O Nova Lake ainda está a mais de um ano de distância, o que significa que as especificações poderão mudar significativamente antes da produção em massa.