Aparentemente, nesta era da inteligência artificial, os browsers web voltaram a ser um investimento interessante. A Perplexity, uma startup apoiada pela Nvidia e especializada em modelos de linguagem de larga escala, está a tentar comprar o Chrome antes que os reguladores de mercado obriguem a Google a colocá-lo em hasta pública.
A Perplexity AI fez uma oferta não solicitada de 34,5 mil milhões de dólares, em dinheiro, para comprar o navegador Chrome. A startup de Inteligência Artificial confirmou a proposta, enquanto fontes internas disseram à Reuters que “múltiplos fundos” se comprometeram a dar o apoio financeiro necessário para concretizar o negócio. A Alphabet, empresa-mãe da Google, ainda não respondeu.
Fundada em 2022, a Perplexity desenvolve um motor de busca com IA alimentado por modelos de linguagem de larga escala. Os investidores valorizam a empresa em 18 mil milhões de dólares, com cerca de 50 empregados. Em comparação, o CEO da DuckDuckGo, Gabriel Weinberg, avaliou recentemente o browser Chrome em cerca de 50 mil milhões de dólares — quase três vezes a avaliação total da Perplexity.
Nos últimos meses, as empresas de IA têm mostrado um interesse crescente nos browsers web. A OpenAI está a desenvolver um browser com IA, enquanto a Perplexity lançou um browser “agente” chamado Comet. A startup, com sede em São Francisco, está também a explorar uma parceria com a Mozilla para fazer do seu motor de busca com IA uma opção oficial no Firefox.
A Perplexity está, sem dúvida, a visar a enorme quantidade de dados de utilizadores que fluem através dos motores de busca. O browser Comet é baseado no Chromium — o projecto de código aberto que a Google usa no Chrome. No entanto, a posse da marca Chrome daria à Perplexity acesso ilimitado ao que os três mil milhões de utilizadores fazem online em computadores e dispositivos móveis.
Alegadamente, a empresa planeia manter a escolha do utilizador após a aquisição do Chrome. Vai investir 3 mil milhões de dólares ao longo de dois anos, manter o Google como motor de busca padrão do browser e manter o aberto o código fonte do Chromium para apoiar projectos concorrentes.
Infelizmente para a Perplexity, a Google ainda não está pronta para desistir do Chrome. No entanto, a decisão principal não virá de Mountain View. Um juiz federal decidiu recentemente que a Google detém um monopólio ilegal no mercado das pesquisas na Internet. O Departamento de Justiça está a tentar uma desincorporação forçada do Chrome, podendo desencadear uma guerra de propostas entre empresas interessadas em adquirir o browser mais popular do mundo.
O veredicto final no caso de anti-monopólio é esperado nas próximas semanas, o que poderá assinalar um verão problemático para a Alphabet. A Google irá, provavelmente, encetar uma longa batalha judicial para afastar as exigências do Departamento de Justiça, tornando a oferta da Perplexity uma tentativa prematura e com poucas hipóteses práticas. No início deste ano, a Perplexity também tentou comprar a aplicação de rede social chinesa TikTok, por causa das dúvidas quanto à segurança desta aplicação que foram levantadas pela administração dos EUA.