A Vodafone anunciou, hoje, que já não tem clientes ADSL no País. A operadora começou a fazer a transição desta tecnologia para as actuais (por exemplo, acesso fixo 5G e fibra óptica) no Verão de 2024 e, quase um ano depois, anuncia a sua conclusão.
Segundo a marca, a «descontinuação desta antiga tecnologia de transmissão fixa de dados foi cuidadosamente planeada e executada para minimizar o impacto nos clientes». Durante o último ano, foram “desligadas” dez mil casas e desmontadas «179 centrais» que permitiam à Vodafone disponibilizar, ainda, ADSL.
O “reinado” do ADSL chega, assim, ao fim 22 anos depois de se ter estreado na rede da Vodafone, em Portugal. A operadora lembra ainda que esta tecnologia foi a «principal forma de acesso à Internet de banda larga fixa no País entre 2004 e 2015».
A disponibilidade desta tecnologia por parte da Vodafone Portugal foi anunciada em Janeiro de 2003, para o mercado empresarial com a oferta ‘ADSL Negócios’. Na altura, a empresa destacava velocidades de «download/upload de 512Kbps/128Kbps a 1024Kbps/256Kbps».