O Wireless Power Consortium (WPC) confirmou a chegada de um novo padrão de carregamento sem fios, o Qi v2.2.1, que recebe o nome oficial de ‘Qi2 25W’. O consórcio garantiu que o iPhone vai ser compatível com esta versão, assim como os «principais smartphones Android».
Para já, marcas como Samsung, Xiaomi, Honor, Motorola não têm modelos que possam carregar desta forma; o único que já tira partido do ‘Qi2 25W’ é o HMD Skyline, que pode ser comprado em Portugal por um preço que ronda os quatrocentos euros.
Contudo, os Samsung Z Fold 7 e Z Flip 7 já têm a certificação Qi2 Ready, o que significa que são compatíveis com a norma Qi2, mas apenas a 15W. Isto acontece por não terem o anel magnético necessário para tirar partido das velocidades máximas.
No caso do iPhone, a situação é diferente: uma vez que o padrão magnético Qi2 tem por base, em parte, o design do MagSafe da Apple, o iPhone 16 já o consegue fazer, sendo apenas necessário fazer uma actualização de software. Os próximos iPhone 17 devem vir já com esta capacidade activada.
Do lado das empresas de acessórios, Aukey, Anker, Ugreen e Baseus (que criou um guia relacionado com este padrão) foram algumas das marcas que conseguiram certificações e, inclusive, anunciaram powerbanks e carregadores compatíveis.
«O Qi2 25W oferece quase 70% mais potência do que o Qi2 original. O número de dispositivos que temos em espera para receber esta certificação não tem precedentes», garantiu Fady Mishriki, presidente do conselho de administração do WPC, num comunicado que pode ser lido aqui.