A Elgato, revelou hoje o Game Capture 4K S, uma solução de captura externa propositadamente construída para democratizar as capacidades de partilha de gameplay de classe superior. Sucessor da bem-sucedida placa de captura HD60 X da Elgato, o 4K S continua o legado da empresa em permitir que os criadores transformem o seu gameplay em conteúdo para Twitch, YouTube, TikTok, ou qualquer plataforma que prefiram.
Com captura a 4K 60 fps, passthrough de latência zero e um atraso de pré-visualização de software quase nulo, o 4K S oferece um alto desempenho. Mesmo títulos de alta intensidade são jogados sem lag num ecrã de jogo dedicado, enquanto as pré-visualizações de captura na aplicação surgem apenas com 30 ms de latência, o que é suficientemente suave para a maioria dos fluxos de trabalho de ecrã único.
Acompanhando as mais recentes consolas, incluindo as da Sony e Microsoft, o 4K S suporta captura de vídeo e áudio a partir da nova consola Switch 2 da Nintendo, dando aos jogadores uma forma plug-and-play para gravar ou fazer streaming de gameplay 4K enquanto o dispositivo portátil está a ser usado na base. O 4K S também continua o compromisso da Elgato com a compatibilidade com iPadOS, permitindo que os criadores capturem directamente para modelos de iPad com entrada USB-C.
Apesar das suas dimensões, o 4K S apresenta capacidades de nível profissional como passthrough HDR10 até 4K60, com captura HDR10 suportada até 1080p60 em Windows, suporte VRR, e entrada de áudio analógico para chat de equipa. Graças a uma ligação USB-C, funciona perfeitamente em Windows 11, macOS 13 e iPadOS 18, sem necessidade de drivers. A conformidade com UVC garante compatibilidade com OBS Studio, Streamlabs, Zoom, TikTok Live Studio, e outras aplicações de transmissão.
Novo Software de Captura
Lançado em conjunto com o 4K S está o Elgato Studio, a nova aplicação de captura da empresa, que deverá substituir o 4KCU nos próximos meses. Desenhada para simplificar o processo de gravação, a aplicação detecta o 4K S instantaneamente e oferece latência de pré-visualização ultra-baixa, carga mínima do sistema durante a gravação, e funcionalidades essenciais como uma ferramenta de snapshot para capturar momentos memoráveis para redes sociais ou miniaturas de vídeo. Os criadores podem ajustar as configurações do 4K S e experimentar funcionalidades beta directamente no software, quer estejam apenas a começar ou a produzir conteúdo em escala.
O Game Capture 4K S custa 179,99 euros no site da Elgato.