A tecnológica começou por anunciar os resultados no último ano fiscal em que conseguiu uma facturação de 69,1 mil milhões de dólares em 2024/25, um crescimento de 21%, e lucros de 1,44 mil milhões de dólares, um aumento de 36% face ao ano anterior. Alberto Ruano, director-geral da Lenovo Iberia, salientou que este foi «o segundo melhor ano fiscal da história» da empresa só ultrapassado pelo ano da pandemia e que «todos os negócios cresceram a dois dígitos», sendo que «o negócio não-PC correspondeu a 47% das vendas e cresceu 5%».
Por sua vez, Patricia Nuñez Sanz, PCSD leader da Lenovo Iberia, esclareceu que na área do consumo, a empresa é «número um em todo o mundo há 25 trimestres consecutivos» e, em Portugal, «há seis trimestres» e falou da aposta na inteligência artificial: «Queremos levar a IA a toda a gente, a todos os sectores e torná-la acessível, justa e inclusiva».
A responsável referiu que a Lenovo tem o «portfólio mais vasto de IA», sendo este um dos factores do «sucesso» da marca que é «líder em Copilot +PC» com uma quota de mercado de 52% (dados referentes ao período entre Junho de 2024 e Abril de 2025). Além disso, falou das soluções de inteligência artificial para o consumidor: AI Now, um assistente que usa uma base de conhecimento pessoal para uma interacção personalizada que ajuda a usar o dispositivo e a ter suporte profissional; o Creator Zone que tem uma gerador de imagens e de vídeos e organiza imagens com IA; e o Learning Zone, para ajudar a estudar com transcrições, recursos online e quizzes.
Coube a António Paulo, Iberia consumer product manager da Lenovo, a apresentação das novidades da marca para 2025 para o mercado português com destaque para a gama Yoga e os novos Slim 9 e Slim 7 Aura Edition. O primeiro é um portátil que é «mais premium» da gama com «uma relação entre o corpo e ecrã de 98%». Outros dos destaques deste equipamento são ser revestido a «vidro anti-dedadas», ter uma webcam de 32 MP escondida no display que «só se nota quando está em utilização» e um ecrã 4k 120 Hz POLED, ou seja, de plástico «para baixar o consumo, ter maior durabilidade e ser mais leve», mas «mantendo a mesma qualidade de contraste e de cores». Este modelo terá um PVP que começa nos 2499,99€.

Já o Yoga Slim 7 Aura Edition 14 polegadas de 2025 tem ecrã 2.8K de 120Hz/FHD+ OLED, «processadores Intel Core Ultra, chassi em alumínio, 32 GB de RAM e 40 Tops» e oferece «um preço já bem mais competitivo» que começa nos 1499,99€.

Na área do gaming, o palco foi dedicado à gama Legion, que António Paulo assegurou que, «este ano terão todos ecrã OLED». O destaque foi para o Legion 9, um portátil premium de 18 polegadas «com dois modos, um com taxa de actualização de 440HZ FHD e outro de 240HZ em resolução 4K», «tampa em carbono com um padrão diferente em todos os modelos» e que tem uma versão com «3D sem óculos», disse o responsável. Este PC tem placa gráfica Nvidia RTX 5090, pode levar até 192 GB de memória RAM e vem equipado com processadores Intel Core Ultra 9. O PVP do Legion 9 começa nos 4999,99€.

A Legion Pro Series vai ter preços que começam nos 3499,99€ e é aquela que a Lenovo considera ser «para gamers mais sérios». Esta gama foi melhorada com «os componentes mais recentes», entre os quais «as memórias, a refrigeração interna, os SSD, o teclado», entre outros, e tem «iluminação que pode ser configurada» conforme o gosto do utilizador. «Acreditamos que esta é a melhor máquina em termos de performance de gaming versus preço», adiantou o consumer product manager.
Nesta série, António Paulo realçou ainda os ecrãs de 16 poelgadas OLED e taxa de actualização de 240Hz, o facto de poderem ter «até 64 GB de memória RAM, 4 TB de armazenamento internos, placa gráficas RTX 5090 e processador até Intel Core Ultra 9». Por outro lado,o teclado tem tecnologia TrueStrike, com «um maior distanciamento da tecla face à base, o que permite ter vários níveis de posição e garantir uma utilização melhor e mais sensível do teclado para jogar».
Por último o Legion 5, um portátil com ecrã OLED de 15,1 polegadas, «processador Core Ultra 7 de última geração, 32 GB de RAM e RTX 5060, que permite um melhor equilíbrio entre performance e custo», tudo com um PVP a começar nos 1499,99€.
Na área do gaming, a Lenovo apresentou ainda a consola/PC Legion Go S que terá duas versões, «uma Windows e uma com SteamOS». Ao nível do hardware tem «ecrã de 8 polegadas, processador AMD Ryzen Z2 ou Z1 Extreme, 16 Gb de RAM e 4 versões de armazenamento», esclareceu o responsável. A Legion Go S terá um valor de venda que inicia nos 579,99€.
Por último, António Paulo revelou o Yoga Tab Plus, o «primeiro tablet com inteligência artificial da Lenovo», e o Idea Tab Pro, em que ambos têm ecrã de 12,7 polegadas com resolução 3K, bateria de 10 200mAh e carregamento rápido de 45W. O Yoga, que pode ser adquirido a começar nos 799,99€, tem um processador Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3, que permite 20 Tops, Wi-Fi 7 e um assistente de IA, além da ferramenta AI Now. Já o tablet da gama Idea é um equipamento com CPU MediaTek Dimensity 8300, possibilidade de ecrã em versão matte e com preços que começam nos 449,99€.
