A Lenovo anunciou na CES 2025 duas novas versões do PC/consola Legion Go, que foi lançado originalmente em Outubro de 2023. A Legion Go 2 será uma versão mais robusta — e provavelmente mais cara — do dispositivo de primeira geração da Lenovo, enquanto a Legion Go S tem o potencial de atrair jogadores interessados numa opção mais leve e económica. A Go S também virá com opções de Windows 11 e SteamOS, tornando-se a primeira consola portátil de terceiros autorizada a utilizar o sistema operativo da Valve.
Os jogadores de PC com uma queda por consolas portáteis tendem a gostar dos controladores destacáveis e do grande ecrã táctil QHD de 8,8 polegadas da Legion Go de primeira geração, desde que se sintam confortáveis com os 852 gramas do dispositivo. Em comparação, o Steam Deck OLED — ele próprio considerado bastante volumoso — pesa 635 gramas. O seu processador AMD Ryzen Z1 Extreme também o ajuda a ter um desempenho superior ao Steam Deck e coloca-o a par do ROG Ally da Asus, que tem um preço semelhante. Mas a Lenovo está a preparar segunda geração ainda mais poderosa do seu PC/consola portátil. Actualmente, o Legion Go 2 é apenas um protótipo, mas há a certeza de que será mais rápido que o antecessor.
De acordo com o anúncio da Lenovo no CES 2025, o Legion Go 2 troca o ecrã QHD por um ecrã OLED táctil PureSight com 144 Hz de taxa de actualização máxima e suporte para tecnologia VRR. O processador foi actualizado para o AMD Ryzen Z2 Extreme e os seus 32 GB de RAM LPDDR5X de 7500 MHz são o dobro do que vem com o primeiro Legion Go. Se a versão final do Legion Go 2 for igual ao protótipo que foi apresentado, poderá ser comprada com até 2 TB de armazenamento. A Lenovo também diz que actualizou a forma dos comandos da consola portátil e o D-pad para serem mais ergonómicos, embora o protótipo pese uns impressionantes 888 gramas.
Com um formato mais leve e um preço mais baixo, a Legion Go S parece oferecer uma alternativa mais simples às consolas portáteis de jogos de PC mais poderosas que dominam o mercado actualmente. É também a primeira consola portátil não-Valve a ser fornecida de série com o SteamOS, embora os jogadores também possam optar por uma versão com Windows 11. O dispositivo de 740 gramas tem controladores que não podem ser removidos, um ecrã WUXGA de 8 polegadas e um processador AMD Ryzen Z2 Go personalizado, bem como 32 GB de RAM.
Embora a Lenovo não tenha partilhado informações sobre o preço ou a data de lançamento da Legion Go 2, a versão Windows 11 da Legion Go S estará à venda este mês por 629 euros. A versão SteamOS da consola portátil estará disponível em Abril, mas ainda não indicação de preço para Portugal.