Lançado em 2022, o monitor Inzone M9 de 27 polegadas da Sony provou ser uma escolha popular para jogadores sérios de PC e consolas. Tinha um ecrã 4K, NVIDIA G-SYNC, taxa de actualização variável de 144Hz, HDR e outras funcionalidades que o ajudaram a destacar-se. Claro que dois anos são muito tempo no mundo da tecnologia e, preço elevado à parte, o monitor não era perfeito, razão pela qual a Sony está de volta com o monitor Inzone M9 II. Com melhorias em muitas áreas, incluindo o brilho máximo, a taxa de actualização e até o suporte. Embora o preço ainda possa dar que pensar, o facto é que para muitos jogadores mais sério e, especialmente os com uma PlayStation 5, este pode ser um dos melhores monitores 4K disponíveis actualmente.
A configuração é muito fácil e sem necessidade de usar ferramentas. O suporte é de encaixe e tem uma base que se aparafusa facilmente sem ter de usar uma chave. Ao contrário do modelo anterior, a base do M9 II é circular. Não há opção para rodar o monitor para uma orientação vertical, mas de resto é extremamente manobrável. É ajustável em altura até 12,95 cm, tem uma inclinação de -5° a -25° graus e uma rotação de 180°. As entradas incluem DisplayPort 2.1 para 4K até 160Hz, duas HDMI 2.1 para 4K até 144Hz, USB Type-B 5 Gbps upstream, duas USB Type-A 5 Gbps, saída de áudio para auscultadores e altifalantes de 3,5 mm e uma USB Type-A exclusivamente para actualizações de software. Os cabos podem ser presos com a fita de borracha roxa incluída. Diga-se que não é o melhor sistema para fixar cabos.
Embora os ecrãs OLED, com uma superior precisão de cor e contraste superiores, estejam muito em voga actualmente, um painel IPS como o do Inzone M9 II ainda tem os seus méritos com grandes ângulos de visão, consistência de cor e resistência ao burn-in. As principais características do painel da Sony são uma resolução de 3840 x 2160, tempo de resposta Grey-to-Grey de 1ms para mínimo desfoque e efeitos de ghosting, full array local dimming para realces mais brilhantes e pretos mais profundos, e backlight scanning para reduzir o desfoque de movimento em todo o ecrã.
Em termos de cor e brilho, as métricas chave são que o ecrã cobre mais de 95% do espectro DCI-P3 sRGB, suporta um brilho máximo de até 750 nits com DisplayHDR 600 e até 400 nits em SDR, e até 1,07 mil milhões de cores possíveis com uma relação de contraste dinâmico de até 8.000:1. Mesmo numa sala muito bem iluminada, o brilho, a 100%, e a saturação de cor, particularmente com conteúdo HDR são impressionantes, e até os detalhes finos, como texto pequeno, são visíveis muito facilmente. Não se notam reflexos externos no ecrã, o que ajudou ainda mais a melhorar a saturação de cor e os níveis de preto.
Este monitor é especialmente bem ajustado às consolas de ponta actuais da Microsoft e da Sony. Na Xbox Series X/S, pode suportar a sua melhor resolução, taxa de actualização e funcionalidades HDR. Na PS5, o monitor funciona ainda melhor. As consolas da Sony reconhecem automaticamente o monitor durante a configuração inicial e optimizam as suas definições HDR. Além disso, o M9 II muda automaticamente para o Modo Jogo ao jogar ou para o Modo Cinema ao ver streaming ou discos Blu-Ray, o que desloca o foco para o processamento de imagem em vez da combinação de velocidade e qualidade necessárias para manter os jogos sincronizados.
Distribuidor: Sony
Preço: €999,99
Ficha Técnica
Ecrã: LCD IPS 27 polegadas, 144 Hz
Tempo de Resposta: 1 ms
Resolução Máxima: 3840 x 2160
Ligações: DisplayPort 2.1, 2 HDMI .1, 1 USB Type-B, 3 USB Type-A (uma destas entradas é para actualização de software), jack 3,5 mm
Dimensões: 61,5 x 52,8 x 21,1 cm