PLAY – Sony INZONE M9

Este monitor para jogos da Sony tem tudo aquilo que qualquer jogador deseja: 4K, duas entradas HDMI 2.1, compatibilidade Nvidia G-Sync, taxa de actualização variável até 144 Hz, modo de baixa latência automático e HDR. Mas falta-lhe uma coisa que, francamente, para um monitor que custa mais de mil euros é inexplicável: os cabos de ligação. Além do transformador, a caixa não tem nem um cabo HDMI, que é o mais universal, actualmente. Mas nem tudo é mau.

O M9 tem uma tecnologia chamada ‘full array local dimming’ que divide o ecrã de 27 polegadas em 96 zonas de retroiluminação, controladas de forma independente. Isto permite que as zonas escuras da imagem fiquem aindamais escuras, o que resulta numa imagem mais realista. E, com efeito, apesar de ser um painel IPS, o do M9 oferece um nível de contraste muito bom.

Mas, apesar da grande qualidade evidenciada em jogos, o ecrã do M9 mostra alguma inconsistência de cor em imagens paradas, principalmente nas que têm uma cor uniforme, em todo o ecrã. Ainda neste campo, outro efeito indesejado é o de ‘vignetting’, caracterizado por uma imagem mais escura junto aos limites do ecrã.

Usámos o M9 com uma PS5 e a imagem é simplesmente óptima, com os efeitos HDR literalmente a brilhar em todos os jogos que experimentámos. Mas o casamento com esta consola não acaba com a qualidade da imagem, porque quando está ligado a uma PlayStation, o M9 também oferece comodidades que não se encontram quando o usamos com outros dispositivos. Por exemplo, quando detecta a consola, entra automaticamente em modo HDR; se lançamos uma app de streaming de vídeo, ou o leitor de discos Blu-ray da consola, passa para o modo de cinema. Se o quiser usar com um computador, todos estes ajustes têm de ser feitos manualmente.


Distribuidor: Sony

Preço: €1099


Ficha Técnica

Tamanho do ecrã: 27″ (68,4 cm), 16:9, LCD IPS
Resolução máxima: 3840 x 2160
Tempo de resposta: 1 ms
Taxa de actualizção: até 144 Hz
Ligações: DisplayPort 1.4, 2 x HDMI 2.1, USB Type-C, USB Type-B, 3 x USB Type-A , jack 3,5 mm
Dimensões: 615 x 479 x 248 mm