Os CTT vão integrar um projecto de «emissão internacional» de selos digitais, o Crypto Stamp, juntamente com quatro operadores postais europeus. A edição, que será lançada no Outono, conta com a participação da Austria Post, Post Luxembourg, BPost (Bélgica) e PostNL (Países Baixos).
Esta não é uma área nova para os CTT: em 2023, a empresa tinha lançado o crypto stamp Caravela, cujo mote foi ‘Navegando à descoberta do Futuro’. Com esta nova aproximação aos NFT e à tecnologia blockchain, a ideia é «reforçar a componente do colecionismo» e «explorar novas experiências filatélicas, aliadas ao papel prático do selo».
Com esta iniciativa, os CTT querem aproximar-se de uma «nova geração de coleccionadores», através da «combinação entre o valor prático do selo e as potencialidades da tecnologia blockchain». Para já, ainda não há detalhes sobre o design, valor facial – estes dados serão conhecidos durante o Verão.
Segundo Raul Moreira, director de filatelia dos CTT, esta nova incursão da empresa nos selos NFT vai «apelar tanto aos antigos coleccionadores como aos novos».