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A ler: Valve confirma que o seu primeiro chip para o cérebro chega em 2025
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PCGuia > Notícias > Inovação > Valve confirma que o seu primeiro chip para o cérebro chega em 2025
InovaçãoNotícias

Valve confirma que o seu primeiro chip para o cérebro chega em 2025

Além de poder haver uma componente lúdica associada ao chip Starfish (como jogar sem usar teclado e rato), a empresa quer usar este dispositivo para tratar doenças como o Parkinson.

Ricardo Durand
Publicado em 26 de Maio, 2025
Tempo de leitura: 2 min
©Milad Fakurian | Cérebro
©Milad Fakurian

Há mais de dez anos que a Valve, a editora de jogos como Half-Life, DOTA 2, Counter-Strike e da plataforma Steam, se interessa pela relação entre o cérebro e os computadores: a empresa chegou a ter planos para criar um headset de realidade virtual com sensores para os lóbulos das orelhas.

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Contudo, esta ideia acabou por ficar na gaveta, algo que, decididamente, não vai acontecer com este projecto de uma empresa que o fundador da Valve, Gabe Newell, criou em 2019: a Starfish Neuroscience. Em causa está um chip de «electrofisiologia feito à medida, capaz de registar a actividade cerebral e estimular o cérebro».

Este é um conceito semelhante ao da Neuralink (liderada por Elon Musk), capaz de fazer a comunicação directa entre este órgão do corpo humano e um computador. Segundo Nate Cermak, engenheiro da Starfish, o objectivo é criar um implante «mais pequeno, menos invasivo e com acesso simultâneo a várias zonas do cérebro, sem necessidade de bateria».

O chip da Starfish (que tem 2 x 4 mm e é fabricado com o processo de 55 nm da TSMC) consome 1,1 mW durante o registo normal de sinais, tem 32 eléctrodos, 16 canais de registo simultâneos a 18,75 kHz e funciona com ligações sem fios de baixa largura de banda.

Em comparação, o chip N1 da Neuralink tem 1024 eléctrodos distribuídos por 64 fios implantados no cérebro, consome cerca de 6 mW, obriga a ter uma bateria e tem um formato consideravelmente maior (23 x 8 mm). Lembre-se que a empresa de Elon Musk já implantou este chip em três pessoas.

Além de poder haver uma componente lúdica associada ao chip Starfish (como jogar sem usar teclado e rato), a empresa quer usar este dispositivo para tratar doenças como o Parkinson: «Há cada vez mais indícios de que certas perturbações neurológicas estão ligadas a falhas nas interacções entre diferentes áreas do cérebro».

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Etiquetas:inovação
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