A Nintendo tem uma mensagem para todos os que se queixam do preço aumento dos preços dos seus jogos mais recentes: a pirataria não é uma opção. Embora a marca certamente nunca tenha encorajado a produção ou distribuição de cópias ilegais de jogos, uma alteração aos Termos de Utilização da Conta Nintendo introduz uma nova consequência para quem criar, usar ou partilhar “obras derivadas” em vez dos originais: Se não respeitar as regras, a Nintendo pode fazer com que a Switch deixe de funcionar.
Os Termos de Utilização da Conta Nintendo abrangem qualquer serviço Nintendo ligado à Internet, incluindo a eShop, jogos digitais e o serviço de subscrição Nintendo Switch Online. Desde há quatro anos que este contrato não era alterado, mas avisava os utilizadores que “não estavam autorizados a alugar, arrendar, sublicenciar, publicar, copiar, modificar, adaptar, traduzir, fazer engenharia reversa, descompilar ou desmontar toda ou qualquer parte dos serviços da Conta Nintendo sem o consentimento escrito da Nintendo, ou a menos que seja expressamente permitido pela lei aplicável”.
As alterações que a Nintendo fez ao contrato, que foram descobertas em primeiro lugar por Stephen Totilo do Game File, expandem a quantidade de situações que não são toleradas pela Nintendo. Agora, os termos de utilização avisam explicitamente os utilizadores para não “distribuírem, oferecerem para venda ou criarem obras derivadas” dos serviços abrangidos; “ultrapassarem, modificarem, desencriptarem, derrotarem, adulterarem ou de outra forma contornarem quaisquer das funções ou protecções” dos serviços; “obterem, instalarem ou usarem quaisquer cópias não autorizadas” de jogos digitais; ou “explorarem os serviços da Conta Nintendo de qualquer maneira que não seja usá-los de acordo com a documentação aplicável e o uso pretendido”.
A decisão da Nintendo de actualizar os Termos de Utilização agora não é surpreendente: a Switch 2 chega às lojas em menos de um mês, e as novas funcionalidades online da consola, GameShare e GameChat, exigem uma actualização. A Nintendo sempre teve também uma política de tolerância zero para tudo o que se pareça remotamente a roubo de Propriedade Intelectual, desde emular efectivamente os seus jogos até apenas falar sobre emulação.
Mas agora, a Nintendo não está apenas a ameaçar envolver os seus advogados — está também a pôr em risco a jogabilidade. Segundo outra actualização ao contrato de utilizador online, violações dos termos acima mencionados podem levar a Nintendo a “tornar os Serviços da Conta Nintendo e/ou o dispositivo Nintendo aplicável permanentemente inutilizáveis, no todo ou em parte”. Traduzindo: usar jogos pirateados na Switch pode levar ao fim dessa Switch.
A ameaça pode tornar a Switch 2 menos atractiva para os entusiastas da emulação, quer estejam realmente irritados com o aumento do preço dos jogos, quer simplesmente gostem de revisitar clássicos mais antigos.