PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Resultados da votações dos Prémios Leitor PCGuia 2024
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: Lyzer optimiza a logística para ajudar o retalho e o e-commerce a crescer
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Startup > Lyzer optimiza a logística para ajudar o retalho e o e-commerce a crescer
Startup

Lyzer optimiza a logística para ajudar o retalho e o e-commerce a crescer

Esta startup criou uma plataforma de logistics-as-a-service (LaaS) que tem como objectivo «tornar-se o catalisador para empresas de retalho e e-commerce escalarem de forma eficaz». A Lyzer opera, para já, em Portugal mas, em 2025, quer entrar nem Espanha.

Mafalda Freire
Publicado em 15 de Março, 2025
Tempo de leitura: 5 min
© Lyzer

A Lyzer nasceu da experiência dos empreendedores Nuno Serradas Duarte, Diogo Silva e Filipe Nery que, em plena pandemia, criaram o supermercado online 360hyper e, depois, se juntaram a Hugo Menino Aguiar, co-fundador e ex-CEO da Speak.

- Publicidade -

Após algum tempo de actividade desta plataforma, aperceberam-se de que os retalhistas tinham «desafios operacionais» e que havia «uma oportunidade através da tecnologia e de modelos operacionais para trazer uma maior eficiência», salienta Hugo Menino Aguiar, co-fundador e CPO da Lyzer. O responsável realça que há «vários desafios», dando como exemplos a «operação em loja, a recolha das encomendas» (esta última deve ser da forma «mais rápida possível, com o menor erro possível») e a «entrega, garantindo satisfação do cliente final». Assim, a Lyzer desenvolveu uma plataforma de LaaS, com o mesmo nome, que optimiza o processo de gestão de encomendas, picking e delivery e que tem como objectivo «tornar-se o catalisador para empresas de retalho e e-commerce escalarem de forma eficaz».

Melhorar a eficiência
Esta solução garante uma gestão de encomendas eficiente ao proporcionar visibilidade total em todos os canais de rede onde os retalhistas estão presentes, desde o momento em que o cliente confirma a encomenda até à entrega. Além disso, tem «alertas em tempo real, que ajudam a antecipar e resolver problemas para garantir entregas pontuais» e automatiza o picking, atribuindo «pedidos com base na localização e na carga de trabalho, «organizando o percurso de recolha mais ágil», o que minimiza o tempo, os custos e «aumenta a organização no atendimento».

Na Web Summit 2024, a empresa lançou o Smart Cart Multipicking, um carrinho de picking inteligente. Hugo Menino Aguiar diz que esta ferramenta permite que os colaboradores do retalho nas lojas «possam fazer a recolha de múltiplas encomendas ao mesmo tempo» para entregas mais eficientes. Assim, o carrinho tem um «sistema de luzes e diferentes cestos, integrado com a tecnologia da Lyzer», o que possibilita que a pessoa que está a fazer a recolha das encomendas «faça um caminho optimizado para as diferentes encomendas, dentro da loja», acrescenta.

Crescer e chegar a novos mercados
Com uma equipa de «quarenta colaboradores» e mais de trezentos prestadores de serviços a nível nacional, a Lyzer opera actualmente em Portugal e, no «início de 2025», tem como objectivo entrar em Espanha. A escolha, diz o responsável, deve-se a duas razões: é um mercado que «apresenta uma oportunidade grande» e um «primeiro mercado bom para avançar em termos estratégicos». Mas a startup não pensa aumentar muito a equipa, refere Hugo Menino Aguiar: «Recrutámos a pessoa para liderar o negócio em Espanha e há sempre recrutamentos que iremos ter de fazer. Contudo, faz parte da nossa estratégia de negócio passa não aumentar exponencialmente os recursos humanos, enquanto crescemos o negócio». E as perspectivas são boas – em 2024, a Lyzer deve registar um crescimento de «200%» sendo que, nos primeiros anos, cresceu cerca de 300%», indica o CPO.

Em termos tecnológicos, já há alguns planos no roadmap, avança o empreendedor: «Estamos a trazer algoritmos de predictive analytics para a plataforma, com o objectivo de ajudar o retalhista a antecipar problemas e, no modelo mais operacional, a ter sinalização sobre atrasos, como alertas de que uma encomenda tem que ser tratada primeiro ou se vai chegar atrasada, porque há mais tráfego naquele horário».

- Publicidade -

Já ao nível de negócio, Nuno Serradas Duarte, co-fundador e CEO da Lyzer, adianta quais são as perspectivas: «Estamos focados em expandir a presença internacional e continuar a ser uma referência em inovação logística. O objectivo é crescer como uma solução de referência no modelo de LaaS». Além disso, salienta que a empresa está comprometida com a sustentabilidade, «ajudando retalhistas e e-commerces a optimizar operações de forma ambientalmente responsável».

 

- Publicidade -
Etiquetas:E-CommerceLaaSLogistics-as-a-ServiceLyzerRetalhoSmart Cart MultipickingStartup
Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

Startup

Bhout cria saco de boxe inteligente para promover o desporto

Tempo de leitura: 4 min
Startup

UpHill quer melhorar a qualidade e aumentar a eficácia dos cuidados de saúde

Tempo de leitura: 4 min
Startup

Framedrop.ai ajuda criadores e editores de conteúdos a serem mais eficientes

Tempo de leitura: 4 min
Startup

Starkdata ajuda as empresas a tirar maior proveito dos dados dos clientes

Tempo de leitura: 4 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}