PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: O ChatGPT visto pelos europeus: vamos ficar mais preguiçosos e sem emprego – mas estamos satisfeitos com o serviço da OpenAI
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Notícias > Inteligência Artificial > O ChatGPT visto pelos europeus: vamos ficar mais preguiçosos e sem emprego – mas estamos satisfeitos com o serviço da OpenAI
Inteligência ArtificialNotícias

O ChatGPT visto pelos europeus: vamos ficar mais preguiçosos e sem emprego – mas estamos satisfeitos com o serviço da OpenAI

De acordo com um inquérito da Euroconsumer, 68% dos participantes diz que recorre ao ChatGPT para «procurar informações», embora o objectivo da redacção de textos esteja muito perto, com 62%.

Ricardo Durand
Publicado em 11 de Julho, 2023
Tempo de leitura: 2 min
©PCGuia / DR.
©PCGuia / DR.

A Deco Proteste partilhou os resultados de um inquérito, feito pelo Grupo Euroconsumers, sobre a percepção que os europeus têm do ChatGPT. O estudo foi feito a partir de um questionário feito a 4212 pessoas (entre 18 e 74 anos), na Bélgica, em Itália, em Espanha e em Portugal.

- Publicidade -

Uma das principais conclusões tem que ver com o facto de a maioria (84%) dos inquiridos, que dizem terem usado o ChatGPT, estar ‘satisfeita’ com esta plataforma da OpenAI. Entre as razões para esta resposta, estão a «facilidade de registo, a facilidade de utilização, a fiabilidade das respostas e a eficiência na geração de conteúdos».

Destes, 68% diz que recorre ao ChatGPT para «procurar informações», embora o objectivo da redacção de textos esteja muito perto, com 62%. Seguem-se «resumir a informação (37%), obter inspiração (31%) e gerar imagens (25%)».

Sobre a credibilidade desta plataforma de IA, 31% considera que gera informação em que se pode creditar e 73% dos inquiridos sentem-se «satisfeitos com a confiabilidade das respostas fornecidas».

Contudo, o aumento do recurso ao ChatGPT, há a tendência de as pessoas se acomodarem: apesar de 33% dos entrevistados estarem «convencidos de que esta ferramenta de inteligência artificial pode ajudar a economizar muito tempo em várias áreas profissionais», 34% acredita que isso vai tornar as «pessoas mais preguiçosas» ou «levará a mais desemprego» (28%).

Finalmente, sobre a segurança da plataforma, 21% dos entrevistados dizem «confiar nas autoridades europeias» para haver um «controlo eficaz sobre os dados recolhidos através do ChatGPT». Já 30% é da opinião de que os Governos «deviam ter a opção de bloquear temporariamente o ChatGPT, no caso de interesse europeu ou nacional».

- Publicidade -
- Publicidade -
Etiquetas:ChatGPTinteligência artificial
Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

©Philips Evnia
Notícias

Evnia 27M2N3800A é o novo «monitor premium» de gaming da Philips: faz 320 Hz em FullHD

Tempo de leitura: 1 min
InovaçãoNotíciasStartup

YPlasma fecha ronda seed de 2,1 milhões de euros liderada pela portuguesa Faber

Tempo de leitura: 2 min
Inteligência ArtificialNotícias

Directora de investigação da Google DeepMind vem a Lisboa falar de inteligência artificial

Tempo de leitura: 1 min
©Nvidia | AGX
MercadosNotícias

Ranking das empresas mais valiosas do mundo tem uma nova líder: vale quatro biliões de dólares

Tempo de leitura: 1 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}