PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: Miguel Martín, Bang & Olufsen: «O que fazemos na Dinamarca não se pode fazer na China, é inimitável»
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Especial PCGuia > Miguel Martín, Bang & Olufsen: «O que fazemos na Dinamarca não se pode fazer na China, é inimitável»
Especial PCGuia

Miguel Martín, Bang & Olufsen: «O que fazemos na Dinamarca não se pode fazer na China, é inimitável»

Ricardo Durand
Publicado em 1 de Novembro, 2021
Tempo de leitura: 8 min
©PCGuia | Miguel Martin
©PCGuia | Miguel Martin

A Bang & Olufsen (B&O) é uma daquelas marcas cujos produtos denunciam de imediato o ADN. Com uma matriz nórdica vincada, têm sido largamente influenciados pela escola Bauhaus – minimalismo, simplicidade e funcionalidade, – na senda das filosofias do designer Dieter Rams ou do arquitecto Ludwig Mies van der Rohe.

- Publicidade -

Miguel Martin, training manager EMEA Retail da B&O, falou com a PCGuia, minutos antes da inauguração da nova loja no Porto, sobre a inspiração que traça as linhas dos produtos desde os anos cinquenta e que faz com a maca que crie produtos originais e de qualidade: «O que fazemos na Dinamarca não se pode fazer na China, é inimitável». Apesar de haver várias marcas que tentam copiar a B&O, Miguel Martin garante que isso não é uma coisa que lhes tira o sono: «É um elogio, não nos preocupa muito».

O responsável assume ainda que o público tem uma percepção de que a B&O é uma marca premium, mas há margem para comunicar outro tipo de objectivos. Os lançamentos relativamente recentes de produtos mais acessíveis, a partir dos duzentos euros (as colunas portáteis Beosound Explore e A1), pode fazer com que esta empresa comece a fazer passar a mensagem de que nem tudo é podre de caro no Reino da Dinamarca.

O design nórdico é muitas vezes ligado a produtos mais premium. Para a Bang & Olufsen, qual é a relação entre estas duas realidades?
O design é um dos pontos essenciais para a Bang & Olufsen, é uma das preocupações principais na forma como comunicamos. Somos muito tecnológicos e temos a autoria de várias patentes que são usadas por outras marcas, inclusive profissionais; mas o design é o mais característico da B&O.

Todos os nossos produtos são desenhados por designers freelancers dinamarqueses, alemães ou ingleses, mas é verdade que o aspecto é muito escandinavo. Contudo, gostamos mais de o definir como sendo influenciado pela Bauhaus, pela simplicidade desta escola

De resto, como a Apple. Jony Ive foi muito inspirado por Dieter Rams e pelos produtos que desenhou para a Braun… a sua escola Ulm era uma extensão da Bauhaus.
Exactamente. Acho que a B&O e a Apple são marcas muito “irmãs”, com muitos pontos em comum. A diferença é que nós somos mais antigos e temos mais experiência (risos) – estamos quase a fazer cem anos.

- Publicidade -

Mas quando a B&O foi fundada, o design não era uma prioridade. Foram as influências da Bauhaus e o movimento minimalista que marcaram a mudança?
O design escandinavo e profissional não apareceu logo ao início, mas apenas nos anos cinquenta, de forma muito definida, com influência dos anos trinta, da Bauhaus e do conceito ‘less is more’ [usada pelo arquitecto Ludwig Mies van der Rohe, que definiu o movimento minimalista e privilegiou a funcionalidade].

Todos os nossos produtos dão primazia à funcionalidade. Não dizemos que somos a Bauhaus, mas assumimos que somos muito influenciados por esta corrente e pelo minimalismo, porque damos total prioridade à funcionalidade, qualidade e simplicidade.

E também são muito inspirados pela natureza escandinava, é um dos argumentos que usam nos comunicados sobre os vossos produtos.
Absolutamente. Um dos designers mais emblemáticos dos anos noventa, o inglês David Lewis, que viveu quase toda a vida na Dinamarca, dizia que as fontes de inspiração eram três: a natureza, a tecnologia e as pessoas. Foi ele que desenhou as nossas aparelhagens que podiam levar seis CD [BeoSound 9000] e as que se abriam quando aproximávamos a mão [BeouSound 3000 – na foto, em baixo].

©Bukowskis
©Bukowskis | A BeoSound 3000 foi lançada em 2000 e tinha uma app para PC a partir da qual se podiam fazer streaming de música.

David Lewis foi o “mestre” de um dos designers que criou muitos dos produtos que hoje temos no nosso portfólio, Torsten Valeur [desenharam juntos a coluna de som BeoLab 17]. Isto é belo, temos uma aproximação ao conceito “medieval” de o mestre passar conhecimento ao discípulo.

Tudo isso de que fala dá-vos a validação para que sejam considerados uma marca premium, com produtos cujos preços são muito elevados e inacessíveis ao público em geral. Estão confortáveis com esta percepção que há sobre a Bang & Olufsen?
Somos definidos como uma marca premium, mas a nossa intenção não é ser apenas isso: é ser uma marca de lifestyle. Mas nem todos os nossos produtos custam milhares euros, temos opções a partir de duzentos euros.

Está a falar das BeoSound Explore e A1, os produtos mais acessíveis que vendem actualmente e que são relativamente recentes. É uma estratégia a manter, querem ter este tipo de produtos no vosso portfólio?
A resposta é ‘sim’. Queremos continuar com esta gama de produtos com um preço mais baixo, mas sem renunciar à qualidade. Todos têm de ter as características principais da B&O: feitos por designers externos e uso de materiais de alta gama. A Explore é feita de um bloco sólido de alumínio anodizado, segue o mesmo conceito de outros produtos nossos muito mais caros e complexos.

©PCGuia
©PCGuia | A gama ‘on the go’ da Bang & Olufsen é uma aposta a manter – tem os produtos mais acessíveis da marca dinamarquesa.

A nossa intenção é manter três categorias de produtos na B&O – os mais pequenos, de utilização “nómada”, a gama ‘on the go’; os domésticos com flexibilidade relativa de movimentos, a ‘flexible living’; e a categoria ‘stage’, produtos fixos para experiências imersivas e intensas, como as nossas grandes TV e colunas.

Sentem que há muitas marcas a quererem copiar o vosso design e conceito. É uma coisa que preocupa a B&O?
Não quero ser arrogante, mas a preocupação é relativa. É óbvio que, para casos muito flagrantes e agressivos, recorremos aos nossos advogados e há situações destas actualmente a serem seguidas.

Mas em muitas ocasiões não é preciso dar grande atenção, porque a partir do momento em que vemos a cópia e o original, percebemos qual é o da B&O. Há marcas grandes que nos copiam, é verdade, mas ficamos orgulhosos que isso aconteça: é um elogio que nos fazem.

- Publicidade -
Etiquetas:Bang & OlufsendesignentrevistaEspecial PCGuia
Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

Especial PCGuia

Lenovo ajuda a melhorar a resiliência das operações da Fórmula 1

Tempo de leitura: 6 min
Auscultadores_2
Especial PCGuia

Os melhores auscultadores para dispositivos Android

Tempo de leitura: 17 min
©DR
Especial PCGuia

Black Friday na PcComponentes: 14 computadores, monitores e um iPhone com mais de 50% de desconto

Patrocinado por:
PC Componentes
Amazon
Especial PCGuia

10 sugestões da Amazon para a Black Friday

Patrocinado por:
Amazon
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}