PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Resultados da votações dos Prémios Leitor PCGuia 2024
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: Kaspersky: há portugueses que abdicariam da sua privacidade online para ter descontos e emprego
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Notícias > Segurança > Kaspersky: há portugueses que abdicariam da sua privacidade online para ter descontos e emprego
NotíciasSegurança

Kaspersky: há portugueses que abdicariam da sua privacidade online para ter descontos e emprego

Ricardo Durand
Publicado em 10 de Julho, 2020
Tempo de leitura: 2 min
©Sara Kurfess
©Sara Kurfess / Unspalsh

Um dos mais recentes estudos da Kaspersky, desta vez sobre sistemas de qualificação social digitais (como o que existe na China) mostra que, além de a maioria desconhecer o que são e como funcionam, uma boa parte confessa que estava na disposição de abdicar da privacidade de dados pessoais para aceder a uma série de benefícios.

- Publicidade -

No estudo Kaspersky Social Credits and Security: Embracing the World of Ratings, a marca russa chega à conclusão de que mais de 30% dos portugueses «estão dispostos a partilhar os seus dados pessoais e concordam que o Governo supervisione a sua actividade nas redes sociais por razões de segurança».

Ainda assim, e apesar de ser um número considerável, esta é uma percentagem que fica abaixo dos valores apurados pela Kaspersky a nível mundial: 51% dos inquiridos (a maioria, portanto) não se importava de ter os Governos dos seus países a ter um maior controlo sobre a actividade online.

Sobre o conhecimento de sistemas de pontuação/rating social, «algoritmos automatizados baseados no comportamento dos utilizadores e na sua influência na Internet» (a China tem um activo), é praticamente inexistente por parte dos portugueses: apenas 19% ouviu falar neste sistema de controlo. O estudo concluiu ainda que 36% tem «dificuldade em compreender» como é que tudo isto funciona.

O estudo da Kaspersky tem ainda mais dados que podem ser considerados preocupantes: 52% dos portugueses que responderam ao inquérito assumiram que estavam na disposição de partilhar «informação privada sensível para aceder a oportunidades de emprego».

Mas não é tudo: para conseguir melhores tarifários e descontos ou serviços especiais, 71% dos portugueses (36 e 35%, respectivamente) dariam acesso aos seus dados pessoais.

- Publicidade -

Este estudo (que pode ser consultado na íntegra, aqui) teve a participação de 10 500 pessoas de 21 países diferentes, incluindo Portugal.

- Publicidade -
Etiquetas:Kasperskyonlineprivacidaderedes sociais
Ad image
casinos online portugal
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

©AOC | U27G4R
HardwareNotícias

Agon by AOC lança o seu primeiro monitor de gaming (U27G4R) que permite alternar entre Ultra e Full HD

Tempo de leitura: 1 min
Gemini
Inteligência ArtificialNotícias

Google melhora as capacidades de programação do Gemini

Tempo de leitura: 2 min
©Samsung | S25 Edge
MobilidadeNotícias

S25 Edge: Samsung confirma a data de lançamento do seu smartphone slim

Tempo de leitura: 1 min
©Audiogest
Inteligência ArtificialNotícias

Direitos digitais e a inteligência artificial: músicos querem «mais regulamentação e protecção»

Tempo de leitura: 2 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}