PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Resultados da votações dos Prémios Leitor PCGuia 2024
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: Portugal é um dos países mais afectados pela campanha de malware RevengeHotels
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Notícias > Segurança > Portugal é um dos países mais afectados pela campanha de malware RevengeHotels
NotíciasSegurança

Portugal é um dos países mais afectados pela campanha de malware RevengeHotels

Luis Vedor
Publicado em 14 de Janeiro, 2020
Tempo de leitura: 3 min

A investigação de Kaspersky sobre a campanha RevengeHotels, direccionada ao sector hoteleiro, confirmou que mais de 20 hotéis na Europa, América Latina e Ásia foram alvo de ataques de malware dirigidos. Portugal é o 3º país da lista com mais vítimas que acederam ao link malicioso.

- Publicidade -

RevengeHotels é uma campanha de malware na qual participam vários grupos com a intenção de infectar empresas ligadas à hotelaria mediante a utilização de Trojans de Acesso Remoto (RATs). Pelo menos dois grupos, RevengeHotels e ProCC, participaram na campanha, sendo provável que estejam envolvidos outros grupos de hackers.

O principal vector de ataque nesta campanha são e-mails com ficheiros maliciosos anexados, nos formatos de Word, Excel ou PDF. Alguns deles exploram a vulnerabilidade CVE-2017-0199 através de scripts VBS e PowerShell, instalando posteriormente versões de vários RATs, bem como malware personalizado, como é exemplo o ProCC, nos dispositivos das vítimas. Desta forma, conseguem executar comandos e configurar o acesso à distância dos sistemas afectados.

Há que ter em consideração que mesmo os utilizadores mais experientes podem ser vítimas destes e-mails, descarregando os ficheiros anexados, precisamente devido ao elevado nível de pormenorização dos mesmos (por exemplo, cópias de documentos legais ou informação sobre os motivos das reservas), o que contribui para tornar a mensagem mais convincente.

Na verdade, o único detalhe que podia servir para comprovar que o e-mail era fraudulento correspondia a uma pequena alteração ortográfica no nome do domínio da organização do suposto remetente.

Uma vez infectado um dispositivo, os hackers conseguiam aceder ao mesmo de forma remota e, inclusivamente, segundo alertam os investigadores da Kaspersky, vender o acesso aos dados armazenados nos sistemas das recepções dos hotéis através de uma subscrição.

- Publicidade -

Os dados também puderam ser comprometidos porque os colaboradores dos hotéis copiavam muitas vezes a informação dos cartões de crédito dos seus clientes desde as bases de dados das agências de viagens online, para poderem cobrar os pagamentos.

“À medida que cresce a precaução dos utilizadores no que respeita à privacidade dos seus dados, os hackers recorrem cada vez mais a empresas que à partida não contam com um alto nível de protecção contra ciberataques, mas possuem, ao mesmo tempo, um elevado número de dados pessoais. Neste sentido, as empresas hoteleiras devem acautelar-se, melhorando as suas soluções de segurança profissionais, de forma a evitar roubos de dados, que podem não só afectar os seus hóspedes, como manchar a reputação dos hotéis”, comentou Dmitry Bestuzhev, responsável da equipa global de análise e investigação da Kaspersky América Latina.

- Publicidade -
Etiquetas:ExcelHackersKasperskyMalwarePDFPortugalProCCRATsRevengeHotelsWord
Ad image
casinos online portugal
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

©AOC | U27G4R
HardwareNotícias

Agon by AOC lança o seu primeiro monitor de gaming (U27G4R) que permite alternar entre Ultra e Full HD

Tempo de leitura: 1 min
Gemini
Inteligência ArtificialNotícias

Google melhora as capacidades de programação do Gemini

Tempo de leitura: 2 min
©Samsung | S25 Edge
MobilidadeNotícias

S25 Edge: Samsung confirma a data de lançamento do seu smartphone slim

Tempo de leitura: 1 min
©Audiogest
Inteligência ArtificialNotícias

Direitos digitais e a inteligência artificial: músicos querem «mais regulamentação e protecção»

Tempo de leitura: 2 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}