Os leitores Kobo e Kindle têm um novo concorrente no mercado nacional. A novidade são os três leitores de e-books da Note!, a marca de papelaria do Continente: Vivlio One, One-O e Light HD Color. Todos têm descontos de vinte euros em relação ao PVP até 30 de Dezembro de 2026.
O Vivlio One é o modelo de entrada de gama e custa 99,99 euros; por mais dez euros (109,99), o One-O acrescenta resistência a salpicos de água (IPX4). No topo da oferta, temos o Light HD Color, com um ecrã a cores e também é resistente à água, mas neste caso, a submersão (IPX8) por 179,99 euros.
Os três modelos têm ecrãs de seis polegadas (E Ink Carta nos One e One-O; e Kaleido 3, no Color); nos dois mais acessíveis, a bateria é de 1750 mAh e, no mais caro, a capacidade sobre para 2100. Para os e-readers One e Color, a Note! vende ainda capas magnéticas a «imitar de pele» e com «interior aveludado», por 17,99 euros.
Este leitores permitem aceder à biblioteca digital Vivlio, que reúne «mais de dois milhões de e-books e audiolivros, em português e noutros idiomas». A gestão dos conteúdos é feita no serviço MyVivlio, que permite «sincronizar a biblioteca e aceder às obras em diferentes dispositivos compatíveis». É também possível «importar ficheiros EPUB e PDF». Os leitores já estão disponíveis na loja online da Note!, com chegada às lojas físicas anunciada para breve, ainda sem uma data concreta.
Relativamente à concorrência, na entrada de gama, o Vivlio One custa menos 70 euros que o Kobo Clara BW e menos 55 euros que o Kindle de seis polegadas.
Nos modelos a cores, o Vivlio Light HD Color custa apenas menos dez euros que o Kobo Clara Colour (foto em cima), ambos com seis polegadas e ecrã E Ink Kaleido 3. Já o Libra Colour custa mais 90 euros que o Vivlio, mas tem sete polegada; depois, temos o Kindle Colorsoft, que custa mais 120 euros e também tem um ecrã maior, de sete polegadas.
