Os utilizadores de Linux já podem usar o ChatGPT sem ser no browser: a OpenAI acaba de lançar uma app para este sistema operativo, (ainda em modo de preview) tendo em vista algumas das distribuições mais populares: Ubuntu 24.04 e 26.04 LTS, Debian 13 e Fedora 43 e 44.
O lançamento da app é mundial e deverá abranger também algumas distribuições derivadas das plataformas oficialmente suportadas, embora a OpenAI não garanta a compatibilidade com estas versões. A aplicação reúne o ChatGPT, o ChatGPT Work e o Codex numa única interface.
«O Linux tem sido uma das plataformas mais pedidas para a aplicação desktop e este lançamento alarga o ChatGPT e o Codex a todos os principais sistemas operativos para computadores», explicou a OpenAI. A empresa não indicou quando deverá terminar a fase de antevisão nem revelou planos para adicionar suporte oficial a outras distribuições.
A OpenAI entra mais tarde neste sistema operativo que a Anthropic, que lançou cerca de um mês antes uma versão beta da aplicação do Claude para Linux. Esta é compatível com Ubuntu 22.04 ou mais recente e Debian 12 ou posterior, enquanto a proposta do ChatGPT parte de versões mais actuais destas distribuições.
