Tivemos uma vitória fantástica no Parlamento Europeu, com o chumbo da vigilância em massa do infame ‘Chat Control’. Para quem não se recorda, esta era a proposta absurda que queria obrigar as empresas a varrerem todas as nossas mensagens privadas, fotos e e-mails de forma indiscriminada, quebrando a encriptação de ponta a ponta com a desculpa de proteger as crianças. F
elizmente, os eurodeputados aprovaram, finalmente, uma alteração que deita por terra estas “redes de arrasto”. A nova posição do Parlamento diz claramente que o rastreio só pode ser feito a utilizadores suspeitos, devidamente identificados por uma autoridade judicial, e que a encriptação de ponta a ponta é para manter intocável. Isto é uma enorme vitória para a privacidade de todos nós e um travão naquilo que seria um ataque sem precedentes aos nossos direitos digitais. No entanto, o Conselho da União Europeia não ficou nada contente com estas limitações de protecção e as negociações já colapsaram, deixando os Estados-Membros e os lobistas a chorar por um “vazio legal” a partir de Abril.
Há que ter cuidado e estarmos atentos aos próximos passos. A vontade de nos espiar a todos, por defeito, não vai desaparecer tão cedo e vão tentar dar a volta a este chumbo. Quebrar a privacidade de todos de forma indiscriminada é quebrar um dos pontos basilares da liberdade e isso nunca deverá ser posto em causa.