A Google vai finalmente trazer uma aplicação dedicada do Gemini para o Mac. A empresa iniciou os testes beta de uma versão preliminar com um grupo restrito de utilizadores. Actualmente, os utilizadores de Mac apenas podem aceder ao Gemini através de um navegador web.
A versão de testes actual ainda está numa fase inicial; a Google notificou os examinadores esta semana de que a versão de lançamento incluirá apenas as funcionalidades principais dos clientes Gemini já existentes. Consta que a interface é muito semelhante às aplicações actuais para iPhone e iPad.
De acordo com o relatório de Mark Gurman, da Bloomberg, os “testers” estão a avaliar tarefas como pesquisa na web e análise de documentos. Estão também a testar a capacidade de gerar conteúdo multimédia ou resolver problemas matemáticos complexos.
“Desktop Intelligence”
O código da aplicação faz referência a “Desktop Intelligence”, o que pode sugerir a capacidade de partilhar o ambiente de trabalho com o Gemini para obter contexto adicional. Embora a execução de agentes de IA em Macs se tenha tornado bastante popular ultimamente, não há, de momento, indicações de que o cliente Gemini venha a ter capacidades de agente autónomo.
A “Desktop Intelligence” também pode significar que será possível ligar o Gemini a serviços externos, como clientes de e-mail ou aplicações de produtividade, permitindo que a IA execute tarefas por ti. Fornecedores como a OpenAI e a Anthropic, que já possuem aplicações nativas para Mac, oferecem uma vasta gama de integrações. O Claude, da Anthropic, é especialmente bem-sucedido neste campo, permitindo ligar basicamente qualquer serviço externo através de servidores MCP. Ainda é cedo para saber se o cliente Gemini para Mac suportará a integração de servidores MCP.
Não existe um cronograma oficial para o lançamento da aplicação Gemini para todos os utilizadores de Mac. Apenas um grupo selecionado de utilizadores em fase beta tem acesso à mesma neste momento.