A Bose anunciou uma decisão que pode ser considerada pouco comum no universo da tecnologia de consumo: vai disponibilizar em código aberto a documentação da API das colunas inteligentes SoundTouch.
Esta abertura permite aos utilizadores mais avançados e comunidades de programadores criarem as suas próprias ferramentas compatíveis com SoundTouch, para compensar as limitações resultantes do fim dos serviços na cloud.
Com o fim do suporte na cloud, a Bose irá lançar uma actualização da aplicação SoundTouch que passa a privilegiar a gestão local, o que permite a quem tenha um destes modelos manter o máximo de funcionalidades possível sem dependência de serviços online.
Lembre-se que estes modelos, lançados entre 2013 e 2015, iriam deixar de ter suporte oficial da Bose a partir de 18 de Fevereiro; contudo, além desta decisão, a marca também vai adiar a data para 6 de Maio de 2026.
Na prática, os utilizadores continuam a poder reproduzir música através de Bluetooth, AirPlay e Spotify Connect, além de ligações físicas, neste caso, a ligação «Auxiliar». Contudo, funções como o controlo remoto e o agrupamento de colunas também se mantêm activas.
Pode ler aqui uma explicação mais detalhada sobre esta decisão da Bose.