De acordo com o site 9to5Google, a Google começou a disponibilizar uma nova versão da aplicação Tradutor com uma funcionalidade que permite fazer traduções mais precisas assistidas pela IA Gemini. A novidade surge como um selector de modelos de IA no topo da aplicação, permitindo escolher entre traduções “Rápidas” e “Avançadas”. Até agora, apareceu para alguns utilizadores em iOS, mas não em Android, e o modo Avançado apenas traduz entre inglês e francês, e inglês e espanhol.
Para usar o novo modelo, basta clicar no selector no topo. Isso dá-lhe a opção entre “Rápido”, que “optimiza a velocidade e a eficiência”, e “Avançado”, que “se especializa em precisão usando o Gemini”, de acordo com a caixa de diálogo.
Apesar de sacrificar alguma velocidade, o novo modelo Avançado do Tradutor da Google parece oferecer traduções mais precisas e contextuais. No entanto, se for realmente essencial garantir a correcção de uma tradução, poderá ser melhor verificar directamente no Gemini, já que este também fornece contexto adicional. Como sempre, convém lembrar que qualquer IA pode alucinar e produzir erros.